sexta-feira, 25 de julho de 2014

As sugestões da Catarina e da Silvana

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Para ajudar um bocadinho quem ainda está indeciso ou não sabe o que ler em alguma categoria do bingo, as administradoras do grupo, Silvana Martins e Catarina Rodrigues, têm vindo a deixar as suas sugestões:

Contos:

Catarina: "A Pequena Sereia" de Hans Christian Anderson. É um conto muito bem escrito, com uma história bonita e que tem tudo a ver com o Verão visto que está ligada ao mar.

Silvana: "O Espelho ou Retrato Vivo" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este conto está inserido no livro "A árvore" e é um conto pequenino e muito enternecedor onde a cultura Japonesa aparece em destaque.

Aventura, Mistério ou Comédia

Catarina: Livro de aventura: "A Ilha do tesouro", de Robert Louis Stevenson. É um clássico marítimo, o que combina muito bem com o Verão. Este livro pode não ser uma leitura extraordinária mas foi ele que impulsionou todo este género literário e popularizou muitos dos objectos/ideias que associamos hoje em dia às histórias de piratas.

Silvana: Livro de mistério: "Messias", de Boris Starling. É um thriller arrepiante, com crimes que escondem um mistério muito inteligente. É dos melhores policiais que já li: uma boa história, bem escrita, com um criminoso com um modos operandi sensacional. Recomendo.

Autor Preferido

Catarina: "Morte na praia", de Agatha Christie.
Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas porque os seus livros marcaram muito a minha adolescência. Adoro as histórias e muitas delas têm finais impressionantes e inesperados. Escolho este livro em específico porque o assassinato decorre numa ilha em plena época balnear.

Silvana: "Segue o Coração - Não olhes para trás", de Lesley Pearse.
Lesley Pearse conquistou-me desde o primeiro livro. Comecei por ler "Nunca me Esqueças" e desde aí todos os livros que tenho lido da autora têm produzido o mesmo encanto em mim. Escolho este livro porque, até agora, foi o que mais gostei (embora rivalize um pouco com o "Sonhos Proibidos").

Infantil/juvenil

Catarina: Escolho a "colecção Aventura", da Enid Blyton. A maioria das pessoas que conheço associa o nome "aventura" à colecção de livros das autoras portuguesas Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães mas eu sempre preferi a versão antiga da Enid Blyton. Aventura de Enid Blyton conta as aventuras de João. Filipe, Dina, Maria da Luz e da Catatua Didi. Lembram muito os livros dos Cinco mas com um ênfase maior nos destinos das aventuras. Recomendo a quem ainda goste de ler livros juvenis com muita aventura e mistério, apesar de certos aspectos já estarem, provavelmente, um pouco datados.

Silvana: "Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez. Sempre que recuo ao início da minha adolescência, o livro que salta logo no meu pensamento é este. Foi a minha primeira leitura compulsiva. Li-o muito depressa para aquela idade e fez-me ficar presa à história e às personagens. Depois ao longo da adolescência ainda o reli mais umas duas vezes. Hoje em dia, não consigo reler o livro por completo, mas por vezes gosto de pegar no livro, abrir numa página à sorte e ler a carta que aí está.... Traz-me boas memórias.

Destas sugestões conheço "A Pequena Sereia" do filme, li "Lua de Joana" que gostei mas não achei nada por aí além e adoro Lesley Pearse que é também uma das minhas autoras favoritas. Já li todos os livros que estão traduzidos para português até ao momento (um deles até li em inglês e nem percebi que tinha sido publicado cá - é o único que falta na minha estante).

Sem comentários:

Enviar um comentário