quinta-feira, 24 de abril de 2014

Trilogia "Tatiana & Alexander" de Paulina Simmons - Esclarecimentos ASA


O livro "Tatiana", o 2º livro da trilogia "Tatiana & Alexander", está a gerar alguma polémica, nomeadamente porque algumas pessoas indicaram que faltavam capítulos na versão traduzida para português.

Questionada sobre esta informação, a editora respondeu:

Em inglês, este livro teve dois títulos – TATIANA & ALEXANDER e THE BRIDGE TO HOLY CROSS – e duas versões. Por indicação da autora, a ASA seguiu o texto de TATIANA & ALEXANDER. Dada a extensão do texto e o já longo período de espera a que a demorada tradução para português obrigou, a ASA, com o acordo da autora, dividiu o texto original e publicará a última parte da história de Tatiana e Alexander em Setembro, com o título ALEXANDER.

Esta decisão editorial não é inédita no mundo editorial português, o que se deve ao facto de o tempo de tradução de textos longos na língua original determinar um desfasamento excessivamente penoso para os leitores das traduções e também ao incomportável volume da edição na íntegra. Esperamos que a nossa opção editorial não diminua de nenhuma forma o prazer desta leitura.

Foi ainda perguntado à Asa o que aconteceria com o 3º livro da trilogia original "The Summer Garden (The Bronze Horseman, #3)" uma vez que, pela resposta acima, se depreendia que não iria fazer parte da trilogia.

Resposta da editora ASA: Embora a acção do livro THE SUMMER GARDEN seja protagonizada por Tatiana e Alexander, será publicada num livro à parte, já que não se centra na história de amor de ambos.

Ficam as dúvidas sobre o último livro da trilogia original que, em Portugal, será então um livro à parte. Segundo a sinopse no Goodreads será um livro que fala da história de Tatiana e Alexander após a sua reunião e será sobre as suas tentativas de ultrapassar tudo o que os marcou e aprenderem a viver juntos depois de tanto tempo separados... "ou arriscarem-se a destruir o seu próprio filho". 

Assim sendo, como pode esta história não se centrar no amor dos protagonistas da trilogia?

16 comentários:

  1. aiaiaiaiiaiia...... ando em pulgas com esta história!!

    Pelo que posso perceber da explicação da ASA vai haver um quarto livro? que será editado, mas não sendo considerado continuação desta "trilogia", percebi bem?
    e será quando editado???

    Li o fim do segundo livro e não percebo como é que a historia não termina ali.... Que venha o quarto, o quinto, o novo livro AMANHA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aparentemente será editado, só não tenho informação sobre quando acontecerá... se tiver novidades, aviso por aqui ;)

      Eliminar
  2. o quê?? mas afinal vão publicar o 3º?! quero lá saber se é centrado nos protagonistas ou não, esse é o 3º livro da trilogia para todos os efeitos e agora vão publicar à parte? como livro único?! sem comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que sim Mafi. Pelo menos foi a informação que me deram quando publicaram o "Tatiana". Já tentei informação mais actualizada mas ainda não tive resposta.

      Eliminar
  3. Olá. Quando é que a editora disse que publicaria o The Summer Garden? Foi recentemente? É que eles andaram sempre a dizer que não saía mais nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa informação foi-me dada quando foi publicado o livro "Tatiana" pois já nessa altura se tinha levantado esta polémica... Tentei informação mais actualizada recentemente mas ainda não tive resposta.

      Eliminar
    2. Obrigada. :)
      Bem que eu gostaria de conhecer a posição atual da editora. Isto porque ao longo destes meses tem havido muita discussão no facebook por eles não irem publicar esse livro e eu acho que se tencionassem publicar teria toda a lógica fazer um comunicado a dizê-lo, até para calar os insatisfeitos. Mas não é o que aconteceu e acho esta situação toda cada vez mais esquisita.

      Eliminar
    3. De facto, já devia ter existido uma resposta por parte da editora. Espero, pelo menos, que mantenham a aposta na publicação do último livro (o tal que é o 3º da trilogia original). Se tiver novidades, aviso.

      Eliminar
  4. Já agora eu gostava que a ASA me dissesse desde quando é que o The Summer Garden não se centra na história de amor de Alexander e Tatiana. Teimam em arranjar desculpas para o indesculpável e depois arranjam argumentos idiotas e ainda por cima falsos. Oh santa imbecilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      partilho da tua opinião como deves ter percebido acima... Boas leituras ;)

      Eliminar
    2. Sim, eu percebi. Eu tenho andado muito chateada com esta situação tb. :/

      Eliminar
  5. A mim a única coisa importante é que efectivamente publiquem o livro. ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião. Para além disso, também gostava que fizessem uma edição especial que juntasse o "Tatiana" e o "Alexander" num só livro... mas isso, se calhar, é pedir demais.

      Eliminar
  6. Se por indicação da autora seguiram o "Tatiana & Alexander" mais se prova que fizeram m**da da grossa. O epílogo que eles puseram no último livro é da edição que eles não traduziram (The Bridge to Holy Cross). Quanto mais argumentam mais se enterram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Espero que façam nova edição com estes 2 livros juntos e que lancem brevemente o último da trilogia original.

      Eliminar
  7. De resto,saliento que continuo sem informação mais actualizada pois não me responderam ao email que enviei após o lançamento em Portugal de "Alexander".

    ResponderEliminar