sábado, 27 de setembro de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #9 - Desafios 3 e 4

Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas

[Desafio 3] Castanho
Esta cor tem como um dos significados a paciência e maturidade. Achas que a tua relação com calhamaços tem sido diferente ao longo dos anos? Tens mais ou menos paciência agora para os ler?


Eu sempre gostei de ler e nunca me incomodou o tamanho dos livros. No entanto, hoje em dia não é fácil andar com um livro enorme atrás até porque quem já leu em e-readers ou tablets sabe que dão muito mais jeito para transportar livros enormes ou até uma grande biblioteca.

[Desafio 4] Cinzento
Cinzento é a cor da modernidade e da Inovação.
Pensa nos livros que leste, ou estás a ler para a maratona, há algum que consideres ser inovador? Em que é que achas que o autor inovou?

Lesley Pearce não faz grandes inovações, a sua inovação está na profundidade que consegue imprimir à sua escrita e na proximidade que nos faz sentir com as suas protagonistas. Outros autores também o conseguem mas a Lesley, para mim, é uma das melhores a fazê-lo. 

Ela inovou também quando decidiu contar a história de uma rapariga que ia ser enforcada por causa do roubo de um chapéu e que foi mandada para uma terra, ainda "de ninguém", com todas as dificuldades que isso representava... mas também algumas oportunidades. Falo do livro "Nunca me Esqueças", um livro inspirado numa história verídica. São poucos os autores que têm a coragem de mostrar histórias de ângulos que muito querem esquecer que existiram... o "outro lado" das colonizações e o mundo da pobreza extrema.

Sem comentários:

Enviar um comentário