domingo, 25 de janeiro de 2015

Desafios para 2015

Para além do desafio geral de ler 45 livros em 2015, vou tentar incluir outros desafios que podemos encontrar em vários blogues de literatura. Terei os do ano passado e mais um ou outro...

Desafio Novos Autores
Consiste em ler novos autores, conhecer novos livros e alargar o nosso leque de leituras. Tem três patamares: 10, 15 ou 25 novos autores.
Eu escolhi o patamar de 10 novos autores. Vamos ver se vou conseguir.


Desafio Leituras da Estante
Consiste em ler livros que estão na estante mas que ainda não foram lidos. Vou tentar ler, pelo menos, 12 livros (uma média de 1 por mês). Só contam livros que tenham chegado à estante até ao final de 2014.
Este desafio segue a linha do Mount TBR 2015 do My Reader's Block.
Estou no 1º nível: Pikes's Pike que é ler exactamente os 12 livros a que me propus.

Desafio Comprar Menos
Vou tentar ainda comprar menos livros e tentar trocar mais.
O ano passado, apesar da tentativa deste desafio para impôr limites... comprei demasiados livros. Este ano, tenho de ver se consigo mesmo ir de encontro ao desafio, pelo menos em 6 meses do ano.
Neste desafio o objectivo será comprar um máximo de 2 livros por mês - eventualmente 1 ou nenhum em alguns meses.
  • Falhei este desafio logo em Janeiro (!)

Estes 3 desafios estão interligados mas pareceu-me que são os que fazem sentido para mim. Não me consigo pressionar a ler X livros por mês ou a ler autores portugueses só porque tenho um desafio (embora a estante tenha livros de autores portugueses à espera de serem lidos).

Desafio Livros Técnicos/ Não ficção
Ler, pelo menos, 5 livros técnicos ou não ficção neste ano.
É um desafio nada ambicioso mas, tendo em conta que não tenho lido nada de livros técnicos nem costumo ler não ficção, apenas artigos online, este objectivo parece-me alcançável, apesar de o ter falhado no ano passado.

Os 3 primeiros desafios, a par do desafio geral de ler 45 livros em 2015, são, para mim, os mais importantes mas encontrei ainda outros a que achei piada e que vou ver se consigo fazer.

Desafio do Alfabeto
Encontrei este desafio no blogue I Only Have e o mesmo está ligado a um desafio de um grupo do Goodreads.

O objectivo original era correr todas as letras do alfabeto só com nome de livros e teria de ser a letra inicial, por isso, Divergent para D e A Clockwork Orange para A. Com uma pequena particularidade, podíamos colocar tanto nomes de livros como o nome de autores para as letras mais complicadas X,Z,V. Eu fiz a minha versão das regras e, a verdade é que não vou contar com os artigos "O" e "A" porque isso é a coisa mais banal em português e às tantas só preenchia a letra A. Assim, vou contar o nome dos livros sem o artigo, como aliás se faz nas bibliografias, se faltar algum na letra A ou O, então vejo se coloco um destes.

Desafio Monopoly
Este desafio está no grupo do Goodreads Crazy Challenge Connection e foi encontrado no blogue My Reader's Block. O desafio consiste em rolar o dado em https://www.random.org/dice e ir lendo consoante o que nos calhar. Devemos também ir postando no grupo do Goodreads o que nos sai e as leituras que vamos fazer. Achei piada ao desafio e pode ser que o siga.

O que significa cada casa pode ser encontrado no grupo do Goodreads ou no post do blogue My Reader's Block.

Estes dois desafios estão aqui por pura diversão, não me estou nada a ver a escolher a minha leitura consoante a letra com que o título começa ou ser obrigada a ler determinado tema, mas ambos são interessante, gostei mesmo deles e vou ver no que dá.

Página no menu superior
Este ano vou ter uma área no topo do blogue com os desafios, que vou preenchendo à medida que o ano passa. Assim, podem sempre dar um salto por lá para ver como vou embora vá continuar na mesma com os posts de "Balanço Mensal".

Leituras 2015 - Portugal
Podem ainda aceder à lista do Goodreads de Leituras de 2015 - Portugal onde cada pessoa colocará os livros que leu até ao momento para, no final do ano, termos uma ideia do que mais se leu em Portugal. Eu gosto imenso destas estatísticas, acho interessante ver o que mais se leu por cá, por isso sugiro a todos que vão colocando as vossas leituras nesta lista.

Podem ver ainda as Leituras de 2014 - Portugal e o Top 5 melhores livros de 2014. Já colocaram os vossos? A mim só me falta escolher o top 5 de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário