sexta-feira, 3 de julho de 2015

Leituras - Junho de 2015

Estes mês li 3 livros e 2 contos, dois livros da saga Tudor e outra da portuguesa "A Saga das Pedras Mágicas". Li ainda dois contos, um deles aterrorizador, ao jeito de "1984" de Georges Orwell e o outro, a meu ver, um conto menor e do qual esperava muito mais.

Actualização de 12/07/2015 - Estupidamente enganei-me, o conto "Olhos de Vidro" já tinha sido lido em Março, este mês li antes "Prisão de Gelo". As minhas desculpas à autora Ana Ferreira.


"Prisão de Gelo" é uma história aterrorizadora, faz lembra o "1984" e o mais aterrorizador é que podemos chegar a um mundo em que os preconceitos serão tão grandes que a realidade que a Ana Ferreira criou pode vir a ser real... e isso é ainda mais assustador. Quanto à história em si, parece algo perdida mas sente-se a profundidade dos sofrimentos dos personagens. De Carina Portugal li "A Ponte das Almas Negras" que considero um conto que se perde nele próprio. Depois de "Coração de Corda" esperava muito mais.


"Lágrimas do Sol e da Lua" é um livro intenso da saga de Sandra Carvalho que continua a jornada dos irmãos McGraw na geração seguinte em que Edwina deverá sagra-se como guardiã da pedra do Sol e Edwin guardião da Pedra da Lua, destinados a defrontarem-se. A Sandra tem um óptimo livro mas é uma saga que não sei se se vai conseguir aguentar ao mesmo nível em 8 livros, parece-me demasiado.

"Duas Irmãs, Um Rei" de Philippa Gregory apresenta-nos um grande livro onde acompanhamos os factos narrados pelo ponto de vista de Maria Bolena, "a outra Bolena", a que apenas queria uma vida simples no campo e foi enredada pela ambição da família. Uma história bastante interessante embora não consiga ultrapassar o 1º livro da saga.

"A Espia da Rainha" é o 4º livro da saga Tudor que veio a tornar-se o 5º pois haverá um livro novo que acontece antes deste. Não é dos livros mais interessantes de Philippa Gregory, muito menos da Saga Tudor, provavelmente por a sua protagonista ser ficcionada e por não ter o impacto de uma Catarina de Aragão como figura principal. No entanto, é interessante ver como se passa de uma corte para outra e a fuga sem fim dos judeus pela Europa.

Li então um total de 5 livros este mês, sendo 2 deles contos. O destaque do mês vai para o livro "As Lágrimas do Sol e da Lua" de Sandra carvalho apesar dos livros da Philippa Gregory também serem bons.

6 comentários:

  1. Ando a adiar o da Carina Rosa que tem um feedback muito positivo. A ver se é este mês!

    ResponderEliminar
  2. Estupidamente enganei-me, o conto "Olhos de Vidro" já tinha sido lido em Março, este mês li antes "Prisão de Gelo".

    ResponderEliminar