segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Leituras - Julho de 2015

Com um mês de atraso, trago-vos as minhas leituras de Julho. Li um total de 6 livros, um deles foi o regresso à infância e à simplicidade e, ao mesmo tempo, magnificência de "O Principezinho". Li ainda uma autora nova, mais dois livros de "A Saga das Pedras Mágicas" e os dois livros que perfazem a incursão de Juliet Marillier na área do YA (young adult).


Comecei o mês com o regresso a Saint-Exupéry, ou melhor, com uma leitura completa de "O Principezinho" pois, na verdade, creio que na escola não o lemos todos, apenas alguns textos. É um livro lindo, profundo como poucos, um clássico intemporal. Passei depois para "O Ano em que nos Amámos Perigosamente", um livro que tem um doce encanto, cuja capa belíssima antecipava.


"O Círculo do Medo" e "Os Três Reinos" foram os livros que se seguiram de "A Saga das Pedras Mágicas" de Sandra Carvalho. O 1º tem a qualidade de Sandra Carvalho mas não passa de um livro de transição e isso nota-se na vontade de ler... há qualidade sim, mas devia estar dividido entre o livro anterior e o seguinte, as ações importantes que aqui acontecem não merecem um livro só para elas. Já o 2º livro marca o regresso a um ponto alto na história e à realização de profecias ou de mudanças no destino previsto, fechando de forma magistral a história da 2º geração dos herdeiros de Aranwen.


Segui para 2 livros de Juliet Marillier que já me tinham dito que estavam algo abaixo dos restantes e essa foi também a minha opinião. De qualquer forma, se tivesse sabido que eram YA antes de os ler, as expectativas teriam sido diferentes. A história de "Danças na Floresta" tem magia mas é a magia dos contos de fadas que ouvíamos em pequenas. Já o 2º, "O Segredo de Cibelle", considero que a leitura foi mais fluída, talvez por já conhecer o universo e já ter tido introdução às personagens no livro anterior. Esperava, no entanto, um 3º livro (que não existe) protagonizado por Tati (creio até que deveria ser essa a intenção da autora) mas parece que as fracas vendas ditaram o término da incursão desta autora no young adult.

Li então um total de 6 livros no mês de Junho, do qual destaco claramente "O Princípezinho", é uma lição de vida condensada em poucas páginas. Estas leituras foram todas em papel, tenho tentado aliviar um bocadinho a minha estante de tantos livros por ler... e não tenho pegado no Kobo porque já sei que assim que lhe pegar vai ser difícil voltar para o peso do papel durante algum tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário