quinta-feira, 31 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Reading pause #3

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Reading pause #3: Em homenagem aos maratonistas brasileiros que participam nesta maratona de Verão estando no Inverno, compartilhem connosco a melhor leitura que fizeram neste Inverno e que recomendam. Colegas brasileiros partilhem connosco a vossa melhor leitura deste Verão.

Este Inverno li muito pouco e do pouco que li tenho apenas 3 livros que poderiam ser escolhidos: "Filhas da Fortuna", "Recordação Perigosa" e "O Espelho Negro" (As Crónicas de Bridei Livro 1), todos eles bem diferentes e todos excelentes leituras.

"Filhas da Fortuna" de Tara Hyland
De qualquer forma, tendo que escolher apenas um, escolho "Filhas da Fortuna", é uma história com personagens fortes e bem construídas, com uma narrativa que faz com que não se queira largar o livro. A história trata ainda alguns temas delicados como ter um filho fora do casamento, uma pessoa tentar integrar-se onde ninguém a quer ou o que a tristeza, o desespero e a solidão podem fazer com a vida de uma pessoa. Adoro Juliet Marillier e gostei muito do livro acima mas "Filhas da Fortuna" trouxe-me a magia de conhecer uma nova escritora, com um trabalho tão sólido que me fez continuar a ler as suas obras (o que já acontece com a Juliet).

Letras soltas #9

"Eu poderia ter-lhe dito a verdade: que odiava a sua fraqueza, que odiava a sua ira, que os dias e meses e anos que passara a tomar conta dele e a afastá-lo de sarilhos me tinham consumido por dentro. Todavia, também o amava. Ele era meu pai. Eu amava o homem que ele tinha sido e ainda não perdera a esperança de que, um dia, ele voltasse a ser esse homem outra vez."
de "Shadowfell", Juliet Marillier

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Check point #3

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Check point #3: Hoje é dia de Check point. Como vai o vosso bingo? E as vossas leituras?

Desde o último check point não eliminei mais nenhuma categoria do bingo mas comecei a ler Shadowfell e, ontem até ao final do dia, li até à página 176. Depois de terminar este livro ficam a faltar-me apenas as categorias "mais de 400 páginas" e "decorre no verão" (pode ser que este livro tenha acção até ao Verão e também dê para preencher essa... mas já me disseram que não!)

Frases de um livro - frases da vida #10

“Se queres saber realmente como uma pessoa é, vê como ela trata as pessoas abaixo dela e não aquelas que estão ao seu nível."
de "Harry Potter e o Cálice de Fogo, J. K. Rowling

terça-feira, 29 de julho de 2014

Alera - A Princesa Guerreira, Cayla Kluver - Opinião

Sinopse: Uma violenta rivalidade entre dois reinos ameaça evoluir para um estado de guerra. No meio deste conflito, uma princesa voluntariosa encontra-se dividida entre o dever e o desejo.

Obrigada a casar com o homem que o pai escolheu para lhe suceder no trono, a jovem princesa Alera de Hytanica vê-se forçada a enveredar pelo pior dos destinos, o casamento com o arrogante e colérico Steldor. Quando o misterioso e sedutor Narian chega a Hytanica, vindo do território inimigo trazendo segredos e noções inconcebíveis acerca do papel das mulheres na sociedade, os desejos de Alera põem em causa o futuro do reino.
A descoberta do terrível passado de Narian mergulha Alera num mundo obscuro de intrigas palacianas e conflitos pretéritos, a ponto de não saber em que acreditar, nem em quem confiar.

Alera - A Princesa Herdeira é um lindo conto de fadas com príncipes, princesas, amor, dever, inimigos, intrigas, profecia e todo um universo que nos prende. Primeiro volume de uma trilogia, uma extraordinária estreia literária de uma jovem escritora que, através de uma edição de autor e do passa-palavra, já conquistou milhares de leitores em todo o mundo. Uma história única, romântica, cheia de aventura, paixão e intriga num cenário de fantasia clássica.

Opinião: O 1º livro da trilogia Alera traz-nos uma história leve e fresca, com a força de uma princesa voluntariosa e cheia de ideias, um guerreiro jovem mas bastante vivido e experiente, uma tristeza imensa que os separa e uma guerra forçada que os atira para lados opostos. Ambos querem fugir ao que estão predestinados mas parece que isso será mais difícil do que o coração de ambos clama...

Este primeiro livro da trilogia traz-nos uma escrita inteligente e mais profunda do que estava à espera. É um livro fresco mas, ao mesmo tempo, bem estruturado. Acompanhamos a princesa Alera nos seus 17 anos, com a pressão de ter que se casar até aos seus 18 anos, com alguém que o pai já escolheu pois, apesar de ser ela que a pertencer à linhagem real, será o homem com quem casar que será rei e irá comandar os destinos do reino.

Enquanto todas as jovens suspiram por Steldor, Alera só quer fugir dele e da sua arrogância, da sua mania que é o melhor e que Alera é que tem sorte por ele a querer e não o contrário. À medida que Steldor se impõe a Alera, com o apoio do pai de ambos (o rei e o capitão da guarda), surge Narian, um jovem que passou a sua vida num reino rival mas que pertence a Hytanica e está ligado a uma profecia que pode vir a destruir a sua terra natal.

Entre Alera e Narian nasce um elo com uma força imensa... será ela capaz de enfrentar os pais e todo um reino para ficar com o jovem que o seu coração pede mas que é considerado um espião do inimigo? Irá Steldor deixar a sua amada pertencer a outro homem e, consequentemente, perder a coroa que já sente na sua cabeça?

No dia que Narian desaparece, Alera deixa de ter alternativa e vai ter de seguir aquilo a que é obrigada... a menos que consiga encontrar Narian antes disso!

Uma história interessante e bem escrita, embora com algumas partes mais fracas (ainda assim um livro impressionante, principalmente tendo em conta que a autora tinha 16 anos quando o escreveu).

A base desta história são as obrigações reais e a força de um elo inesperado e esmagador entre dois jovens, um elo a que assistimos crescer, com passagens muito divertidas. Em alguns pontos a história torna-se mais profunda, na importância que os guardas dão ao seu trabalho, na repulsa de um pai para com o seu filho e nas sucessivas guerras interiores de alguém que não sabe qual é o seu lugar... Narian já não sente pertencer a Hytanica mas Cokiry também já deixou de ser a sua casa... e avizinha-se uma guerra entre os 2 reinos...

Um inicio auspicioso para esta saga onde a nota menos positiva vai para a protagonista que, apesar de interessante, está menos bem construída do que seria de esperar, até quando comparada a outros personagens como, por exemplo, Steldor, Narian e até o seu misterioso guarda-costas: London.
3,5*
Outros títulos da trilogia:
Alera - Tempos de Vingança (Alera Livro 2)
Alera - Sacrifício (Alera Livro 3)

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Monday Bookshelf mix #2

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Monday Bookshelf mix #2: Que 3 cores associas ao Verão? Mostra-nos 3 livros que gostarias de ler ou comprar neste Verão, um para cada uma das cores escolhidas.


As três cores que associo ao Verão (entre outras), são o azul do mar, o laranja do sol, especialmente ao pôr-do-sol quando apetece tanto estar numa esplanada ou em algum sitio ao ar livre, e o verde que associo ao campo onde passo parte das minhas férias e que é ponto de encontro habitual com a família que mora além-fronteiras.

"A Luz das Runas" faz parte de uma duologia de Joanne Harris que procurei durante bastante tempo e finalmente comprei em Janeiro deste ano. Tenho bastante curiosidade por este mundo místico mas ainda não cheguei a ele. Sinto que tenho lido muito do género fantástico pelo deve ser por isso que ainda não peguei nele.

"A Escrava de Córdoba" é um livro sobre o qual li muito bem e me despertou a curiosidade. É também de um autor português. Parece-me que voltámos a ter autores contemporâneos portugueses por cujos livros as pessoas se interessam e isso é óptimo. 

"Uma Casa de Família" é um livro que me chegou como oferta de outro (já não sei qual) e foi a cereja no topo do bolo pois também a sua sinopse me tinha deixado a pensar que o devia comprar... vamos ver se é este Verão que o leio...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Lazy Sunday #1

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Lazy Sunday #1: conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos. Onde ouviste falar nele pela primeira vez e por que decidiste lê-lo?

"Shadowfell", de Juliet Marillier é o 1º livro da trilogia com o mesmo nome.
O livro que estou a ler é o "Shadowfell" da Juliet Marillier que é uma uma autora que adoro.

Logo que saiu, li a sua sinopse e fiquei bastante curiosa pelo que tratei de comprá-lo. Por acaso, devia estar a ler outro e não peguei nele mas a minha irmã leu-o e a seguir veio dizer-me "isto tem continuação" e eu só dizia "não tem não, não diz em nenhum lado que é uma trilogia ou saga por isso é uma história de um livro só". E ela continuava "ai isso é que não é, não pode ser, tem de ter continuação!" E tanto ela insistiu de chateada que estava que começámos a pesquisar e descobrimos que era o 1º livro de uma nova trilogia da autora... Ela quis esganar-me!

Comprámos o 2º livro quando saiu mas ela disse logo que só o lia quando já tivéssemos o 3º pois ficou mesmo chateada por ter lido o 1º a pensar que era uma história sozinha e afinal não era... Entretanto, e com tantos livros aqui por casa, fui dando prioridade a outros e acabei por deixar esta trilogia também de lado. Agora que já temos o 3º livro e com uma ajudinha desta maratona que pôs o 1º livro novamente na mira do meu radar, sou capaz de ler a trilogia seguida.

Bom dia, boa semana, boas férias, boas leituras...


Estamos na 2º semana de Maratona Especial de Verão... é o tudo por tudo até dia 3 de Agosto para preenchermos o bingo literário... ou apenas divertir-mo-nos e lermos!

domingo, 27 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Check Point #2

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Check Point #2 - Balanço das Leituras

Esta maratona não tem sido das melhores e continuo a ler muito menos do que estava à espera, até ontem ao final do dia li apenas o conto "Coração de Corda" (26 páginas) e o ebook "Anna e o Beijo Francês" (288 páginas). Desde o check point #1, terminei apenas o ebook acima mencionado :(

Bingo literário de Verão - 7 categorias preenchidas

Li assim um total de 314 páginas até ao momento e preenchi 7 das 16 categorias (poderia ainda ter preenchido a categoria "protagonista feminino" e "romance ou amizade forte" mas, para já, vou deixar assim).

Sigo para a leitura de "Shadowfell", vamos ver como corre.

Frases do mundo #21

Frases de Chico Xavier

sábado, 26 de julho de 2014

Recantos a descobrir #16

Arquitectura moura - Sintra, Portugal
Arquitectura moura - Sintra, Portugal

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Reading pause #2

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Reading pause #2: Para algumas pessoas Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.


"O Fato Cinzento" de Andrea Camilleri
Itália - Andrea Camilleri
Estou com uma vontade enorme de fazer uma viagem por Itália: Roma, Florença, Veneza, Sicilia... conhecer as suas praias e tudo o que há para visitar... perdia-me um mês por lá, tivesse eu tempo e dinheiro para isso! Quanto ao autor que está acima, é um pouco batota pois não me lembrei de nenhum autor italiano que eu tivesse curiosidade para ler - gosto imenso de Sveva Casati Modignani, Penny Vincenzi e Nicky Pellegrino mas como são autoras que já li, não existe propriamente curiosidade. Assim, após alguma pesquisa por autores italianos, encontrei Andrea Camilleri e o seu "O Fato Cinzento" que me parece algo interessante mas longe do interesse que me despertam os restantes autores (se entretanto me lembrar de algum melhor, actualizarei o post).

Trilogia "A Idade dos Cinco" de Trudi Canavan
Trilogia "A Idade dos Cinco"

Austrália - Trudi Canavan
Gostaria de conhecer a Austrália, essa vontade cresceu imenso ao ver o "Masterchef Austrália" uma vez que me apercebi que é um país lindíssimo, tanto tem praia como campo e tem imensos locais giros para visitar. Quanto a Trudi Canavan, adquiri a sua trilogia "A Idade dos Cinco" e 2 livros da trilogia "O Mágico Negro". Tenho imensa curiosidade e penso começar pela trilogia completa... só ainda não cheguei lá.

Trilogia "O Mágico Negro" de Trudi Canavan
Trilogia "O Mágico Negro"


"O Estranho Caso Ford" de Donna Leon
EUA - Donna Leon
Gostaria de conhecer os EUA, começando por Nova Iorque, seguindo para Los Angeles e depois pela percorrer a área costeira. Quanto a autores, tive algumas dúvidas sobre qual escolher porque, neste momento, tenho dois que me despertam bastante o interesse. Acabei por escolher Donna Leon porque já leio sobre ela há algum tempo e, finalmente, decidi-me por adquirir um dos seus livros - "O Estranho Caso Ford" que está na minha lista de livros à espera de ser lidos.
"Retrato de Família" de Jojo Moyes
Inglaterra - Jojo Moyes
Adorava conhecer Inglaterra, nomeadamente a cidade de Londres, uma capital que já quero conhecer há bastante tempo mas que ainda não aconteceu. Escolhi a autora Jojo Moyes porque li muito bem sobre ela, o que me despertou a curiosidade e me levou a adquirir todos os livros que estão editados em Portugal (excepto o mais recente "O Olhar de Sophie") mas que, por qualquer motivo, ainda não li nenhum. Tenho um deles na lista para o bingo literário - "Retrato de Família" - vamos ver se é desta que me estreio com a autora.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

As sugestões da Catarina e da Silvana

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Para ajudar um bocadinho quem ainda está indeciso ou não sabe o que ler em alguma categoria do bingo, as administradoras do grupo, Silvana Martins e Catarina Rodrigues, têm vindo a deixar as suas sugestões:

Contos:

Catarina: "A Pequena Sereia" de Hans Christian Anderson. É um conto muito bem escrito, com uma história bonita e que tem tudo a ver com o Verão visto que está ligada ao mar.

Silvana: "O Espelho ou Retrato Vivo" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este conto está inserido no livro "A árvore" e é um conto pequenino e muito enternecedor onde a cultura Japonesa aparece em destaque.

Aventura, Mistério ou Comédia

Catarina: Livro de aventura: "A Ilha do tesouro", de Robert Louis Stevenson. É um clássico marítimo, o que combina muito bem com o Verão. Este livro pode não ser uma leitura extraordinária mas foi ele que impulsionou todo este género literário e popularizou muitos dos objectos/ideias que associamos hoje em dia às histórias de piratas.

Silvana: Livro de mistério: "Messias", de Boris Starling. É um thriller arrepiante, com crimes que escondem um mistério muito inteligente. É dos melhores policiais que já li: uma boa história, bem escrita, com um criminoso com um modos operandi sensacional. Recomendo.

Autor Preferido

Catarina: "Morte na praia", de Agatha Christie.
Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas porque os seus livros marcaram muito a minha adolescência. Adoro as histórias e muitas delas têm finais impressionantes e inesperados. Escolho este livro em específico porque o assassinato decorre numa ilha em plena época balnear.

Silvana: "Segue o Coração - Não olhes para trás", de Lesley Pearse.
Lesley Pearse conquistou-me desde o primeiro livro. Comecei por ler "Nunca me Esqueças" e desde aí todos os livros que tenho lido da autora têm produzido o mesmo encanto em mim. Escolho este livro porque, até agora, foi o que mais gostei (embora rivalize um pouco com o "Sonhos Proibidos").

Infantil/juvenil

Catarina: Escolho a "colecção Aventura", da Enid Blyton. A maioria das pessoas que conheço associa o nome "aventura" à colecção de livros das autoras portuguesas Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães mas eu sempre preferi a versão antiga da Enid Blyton. Aventura de Enid Blyton conta as aventuras de João. Filipe, Dina, Maria da Luz e da Catatua Didi. Lembram muito os livros dos Cinco mas com um ênfase maior nos destinos das aventuras. Recomendo a quem ainda goste de ler livros juvenis com muita aventura e mistério, apesar de certos aspectos já estarem, provavelmente, um pouco datados.

Silvana: "Lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez. Sempre que recuo ao início da minha adolescência, o livro que salta logo no meu pensamento é este. Foi a minha primeira leitura compulsiva. Li-o muito depressa para aquela idade e fez-me ficar presa à história e às personagens. Depois ao longo da adolescência ainda o reli mais umas duas vezes. Hoje em dia, não consigo reler o livro por completo, mas por vezes gosto de pegar no livro, abrir numa página à sorte e ler a carta que aí está.... Traz-me boas memórias.

Destas sugestões conheço "A Pequena Sereia" do filme, li "Lua de Joana" que gostei mas não achei nada por aí além e adoro Lesley Pearse que é também uma das minhas autoras favoritas. Já li todos os livros que estão traduzidos para português até ao momento (um deles até li em inglês e nem percebi que tinha sido publicado cá - é o único que falta na minha estante).

No mundo dos livros

Eu vivo em dois mundos e um deles é um mundo de livros.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Check point #1

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Check point #1: Balanço das leituras

Na verdade esta maratona não me está a correr bem. Tenho lido muito pouco, tanto por falta de tempo como por andar bastante cansada. Até ao momento li apenas o conto "Coração de Corda" e comecei "Anna e o Beijo Francês".

Ficam abaixo as categorias preenchidas com o conto (que ainda dava para mais algumas mas que só usarei se não conseguir ler os outros):


Concluindo, até ontem ao final do dia tinha lido apenas as 26 páginas de "Coração de Corda" e mais umas 20 de "Anna e o Beijo Francês", sendo que o ebook que tenho tem muitos espaços e, por isso, tem 438 páginas. De qualquer forma, para o total de páginas desse livro vou considerar as 288 que indica o Goodreads, tanto para a versão portuguesa como para a versão do Brasil em ebook.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O mundo do Goodreads e as Leituras 2014 - Portugal

goodreads.com

Provavelmente já conhecem o site Goodreads, onde se pode ficar a saber não só as sinopses dos livros, as opiniões e média geral atribuídas aos mesmos como também pesquisar livros/ autores e acompanhar as leituras/ reviews/ pontuação atribuída/ livros que querem ler dos nossos amigos. Podemos ainda colocar o livro (ou livros) que estamos a ler e ir acompanhado a nossa leitura com a actualização do status no site (leitura até X página hoje, eventual comentário mesmo que não seja no final do livro, etc.).

Existem ainda vários grupos interessantes, inclusive alguns portugueses como o Clube de Leitores em Português, entre outros.

Lista de Leituras 2014 - Portugal
Para além disso, existe ainda uma Lista de leituras 2014 - Portugal em que vamos colocando os livros que já lemos este ano para, no final do ano, haver uma ideia do que se leu mais em Portugal... mas a lista este ano ainda tem pouca gente... vão lá colocar os vossos livros pois quanto maior for o número de pessoas mais aproximado da realidade estarão os resultados das leituras realizadas durante este ano no nosso país.

Podem ver aqui ao lado a lista de que falei acima com os 10 livros mais lidos em Portugal até ao momento. De salientar que o 1º tem 35 pessoas que indicaram que o leram e o 10º tem apenas 15, ambos números bastante baixos que demonstram que ainda há muita gente que não conhece esta lista ou, por algum motivo, prefere não participar, o que também é válido.

No Goodreads podemos ainda criar as nossas próprias listas (na área "my books" ou na "listopia"), aceder a quizzes, descobrir citações (quotes), géneros, os mais populares, ebooks, recomendações baseadas nas nossas leituras e até ofertas (giveaways).

Enfim, há muito para descobrir nesta rede social. Quem gosta de ler, partilhar opiniões e/ ou ler as de outras pessoas bem como ir fazendo listas do que queremos ler, já lemos, estamos a ler no momento, etc., vai sentir-se como peixe na água.

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Reading pause #1

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Reading pause #1: 
Campo VS Praia: Diferenciam leituras? Associam algum estilo?

Eu não diferencio leituras com base em locais para onde vou/ estou, diferencio sim com base no meu estado de espírito, se estou a precisar de ler livros mais leves para aliviar a cabeça (este ano tem sido um bocadinho uma constante) ou se estou bem e com vontade de ler algo mais pesado. Há livros que quero ler há algum tempo mas que ainda não consigo pegar. E depois há aqueles que atropelam a lista de leituras e têm mesmo de ser lidos mal me chegam às mãos (é o caso, por exemplo, de Lesley Pearce ou da saga Bridgerton).

Quanto ao campo ou praia, depende se vou ter tempo para ler e descansar ou se é mais para passear. Mas o que depende não é o género de livros mas sim a quantidade! E agora com os ebooks (estou tão tentada a adquirir um kindle ou kobo só para mim!) as coisas ficam mais facilitadas. Até porque eu não gosto de planear leituras, quando acabo um livro é que decido o que vou ler a seguir. Só planeio para as maratonas e, mesmo assim, na maratona anterior o 3º livro acabou por ser diferente do que estava no plano inicial ;)

terça-feira, 22 de julho de 2014

O Tempo entre Costuras, María Dueñas - Opinião

"O Tempo entre Costuras" de María Dueñas
Sinopse: "O Tempo entre Costuras" é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

Opinião: María Dueñas relata com uma veracidade ímpar um período importante da história de Espanha e que, muitas vezes, é esquecido, pelo menos para os espanhóis que partiram de África onde tinham as suas vidas... num paralelo com a nossa própria história, recordando os expatriados das colónias portuguesas. Mas se este cenário não entra neste livro, Lisboa sim aparece nas suas linhas... a sua beleza e a sua promessa (ainda) de liberdade e também a fixação de ingleses endinheirados na linha do Estoril/ Cascais que durou até aos nossos dias, em certos casos, e ainda que não em muitos a zona continua a ser muito procurada e habitada por pessoas com um determinado poder económico.

Mas voltemos à história de Dueñas... a autora descreve com mestria a rebeldia de Sira e a sua paixão fulminante que leva a que não veja que está simplesmente a ser usada. Pelo homem que a arrebatou, concorda abandonar Madrid e a sua mãe, a sua única família, para ir para Marrocos. Aqui, ela conhece os salões de festas e hotéis de luxo até ao dia em que acorda sem nada... e com uma conta de hotel por pagar... Sira não vê outra alternativa senão fugir.

Sira descobre rapidamente que o luxo de nada lhe serviu e o que queria era estar de volta na sua Madrid mas também aí pendia sobre ela um mandato de captura por roubo de património do pai na sequência de uma queixa de um dos irmãos ao descobrir a generosa oferta entregue à jovem... sem saída ela esconde-se numa pensão de ar barato, onde passa a ajudar nas limpezas e a remendar o pouco que por lá existe. A reviravolta na sua vida acontece quando descobrem que ela costura muito bem e todas as vizinhas passam a fazer-lhe encomendas. Mas a dona da pensão vê mais longe, com o dinheiro dela e a mão para a costura de Sira, poderão abrir uma loja de modista e receber as mais afortunadas senhoras que pagarão muito bem pelo talento de Sira, que se tornará, com toda a certeza acreditam, a melhor modista deste enclave espanhol.

As cores e cheiros de Tânger e Tetuán entram-nos pelas narinas e balançam o nosso olhar, ao mesmo tempo que sentimos com Sira os suores frios de cada vez que tem de fazer algo perigoso que foge aos seus hábitos e até talvez ao seu país...

Da aventura para o dinheiro para a loja ao contrato para espia pelo polícia que um dia concordou não a prender, Sira cresce como personagem e como mulher. Torna-se mais madura, sem medo de enfrentar a vida, não teme falhar onde outros poderiam fazê-lo e não foge do que pode ser um perigo. Mas Sira passa a contar também com bons amigos e tudo o que pede é que lhe tragam a mãe já depois das viagens terem sido cortadas... e é nesse esforço conjunto entre ela e a amante de uma alta patente que considera estar "na sua Marrocos feliz" que Sira vai conhecer um homem com quem se virá a cruzar novamente... e um dia a vida de Sira estará nas suas mãos... sem que ela própria o saiba... chegará Sira novamente a Madrid? E se chegar, qual será o custo de voltar à capital?

Um livro que mostra bem que um dia se pode estar no lugar mais alto e ter muito poder e no dia seguinte vir a ser acusado e morto ou exilado, perdendo tudo o que se tinha construindo.

Este é um bom livro para aprender sobre este período especifico de Espanha ao mesmo tempo que se percebem cores e dores próprias de quem viveu aquele momento e não apenas o que a propaganda queria difundir. É também um livro denso, que pede para ser lido pausadamente pois tem de ser digerido.
4*

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Monday Bookshelf mix #1

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Monday Bookshelf Mix #1: O objectivo do desafio de hoje é fazer uma pilha de livros (ou mais) que ilustre o que é o Verão para vocês. Devem usar a primeira letra de cada livro para criar uma palavra que se leia na vertical. Podem ignorar os pronomes.

A minha pilha de livros é pequena mas ilustra bem o que é para mim o Verão: sol! Esta luz que me faz tanta falta e que nesta altura do ano abunda (ou devia abundar). Nada melhor do que passear na praia, dar uma volta ao fim do dia com uns raios de luz a acompanharem-nos, beber uma bebida numa esplanada ou apenas sentar-mo-nos a ler num cantinho em que o sol se aconchegue a nós.

A qualidade da foto não é a melhor mas está acompanhada de uns belos raios de sol, aqui fica:

Bom dia, boa semana... e boa maratona especial de Verão!


A partir das 00h00 de hoje começou a maratona especial de Verão do Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas e por isso boas leituras a todos ;)

Boa semana para quem está de férias e boa semana para quem, como eu, já está no trabalho.

domingo, 20 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Rubricas Anunciadas

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

A aventura do "bingo literário" começa já amanhã - decorre desde as 00h00 de 21 de Julho até às 23h59 de 3 de Agosto. Deixo aqui as rubricas anunciadas para esta maratona Especial de Verão do Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas.

  • Check-points - De 3 em 3 dias irá fazer-se o ponto da situação para que cada um avalie o progresso das suas leituras. O objectivo é que cada pessoa compartilhe o seu bingo com as categorias já completadas marcadas com um X (o ficheiro do bingo está na área "ficheiros" do grupo) e que fale um pouco do que achou dos livros que já leu;
  • Monday Bookshelf Mix - Esta rubrica acontecerá nas duas 2ª-feiras da maratona e consiste num desafio semanal que envolve mexer nas estantes e fazer pilhas de livros;
  • Reading Pause - Vai ser lançada duas vezes por semana e irá consistir em respostas a questões que as administradoras irão colocar. Estas questões poderão ser relacionadas com leituras e a estação em que estamos ou com as leituras do bingo;
  • Lazy Sunday - Acontecerá todos os domingos abrangidos pela maratona e será uma espécie de descanso para as administradoras (sem o ser realmente), uma vez que vão reciclar desafios de maratonas anteriores. Assim sendo, durante os domingos elas irão consultar os seus ficheiros e fazer um desafio já usado numa maratona anterior;
  • Summer Recommendations - Recomendações de 2 livros (uma de cada administradora) para cada uma das categorias do Bingo. Quem sabe se ainda não dará uma ajuda a quem anda indeciso(a) com alguma categoria?;
  • Book Weekend Shot - Vai decorrer aos fins-de-semana e será constituída por foto(s) da leitura do momento, relacionada(s) com o tema que uma das administradoras irá indicar. As melhores fotos terão prémios...

Calendário de rubricas da maratona:
21 Julho: Monday Bookshelf mix #1
22 Julho: Reading pause #1:
23 Julho: Check point #1
24 Julho: Anúncio do tema Book Weekend Shot #1
25 Julho: Reading pause #2
26 Julho: Check point#2 e Publicação fotos Book Weekend Shot #1
27 Julho: Lazy Sunday #1 e Publicação fotos Book Weekend Shot #1
28 Julho: Monday Bookshelf mix #2
29 Julho: Check point #3
30 Julho: Reading pause #3
31 Julho: Anúncio do tema Book Weekend Shot #2
1 Agosto: Check point #4
2 Agosto: Reading pause #4 e Publicação fotos Book Weekend Shot#2
3 Agosto: Lazy Sunday #2 e Publicação fotos Book Weekend Shot#2

Como se pode perceber, estas meninas não brincam em serviço e levam bastante a sério estas maratonas e os desafios que as acompanham. Leitura e diversão, uma combinação perfeita. Vamos então trabalhar nas leituras do bingo literário.

Vibrações positivas


sexta-feira, 18 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Leituras Previstas

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

A maratona especial de Verão do Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas está quase quase a começar e já há quem quisesse que a maratona começasse já hoje à meia noite, tal é a vontade de entrar nesta aventura do bingo literário.

Confesso que não sei se vou conseguir preencher as 16 categorias, queria ter apenas 3 livros e 1 conto mas as categorias "decorre no Verão" e "tem mais de 400 páginas" estragaram-me o plano ;) Assim, acho que o plano acabou por ficar demasiado ambicioso para as 2 semanas que temos, até porque a partir da próxima semana terei menos tempo para a leitura.

Estas são as 16 categorias do bingo literário que vai decorrer entre 21 de Julho e 3 de Agosto:


O meu bingo literário fica completo com 4 livros e 1 conto:


A bem da verdade, se alguém me dissesse que algum dos outros livros que estão na minha lista sem ser "Lola e o rapaz da casa ao lado" (Lola and the boy next door) se passam no todo ou em parte no Verão, esse seria retirado do meu objectivo para esta maratona...

Enfim, embora gostasse de completar o bingo literário, já ficarei contente se ler 3 livros e 1 conto (e a saltar sairá "Lola e o rapaz da casa ao lado" ou "Retrato de Família")... vamos ver como corre.

Serão então estes os livros previstos para a minha maratona especial de Verão e para completar o bingo:

"Shadowfell" de Juliet Marillier "Coração de Corda" de Carina Portugal "Anna e o Beijo Francês" de Stephanie Perkins
Autor favorito
Natureza em destaque
Aventura
Protagonista feminino
Romance ou amizade forte
Personagens não humanas
Bestseller
Continente diferente do
norte-americano

Conto
Género diferente do habitual
Ebook
Recomendação online
Capa azul
Juvenil
Continente diferente do
norte-americano
Ebook
Recomendação online
Protagonista feminino
Romance
"Lola e o rapaz da casa ao lado" de Stephanie Perkins
"Retrato de Família" de Jojo Moyes
Decorre no Verão
Juvenil
Protagonista feminino
Ebook
Romance
Capa azul
Recomendação online
Mais de 400 páginas
Capa azul
Bestseller
Recomendação online

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão

Maratona Viagens (In)Esperadas #7 - Especial Verão - Bingo Literário
Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagen (In)Esperadas

Durante o fim-de-semana passaram pelo Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas?

Se o fizeram já não será novidade o tema da maratona especial de Verão que irá decorrer entre 21 de Julho e 3 de Agosto... Para quem ainda não passou por lá, a Catarina e a Silvana excederam-se e prepararam um mega desafio para a maratona especial de Verão com o tema: Bingo Literário! Que grande ideia. Deixo abaixo o "cartão do Bingo" com as 16 categorias que devemos completar para esta maratona.


Regras do Bingo:
1. Um mesmo livro pode encaixar-se em diferentes categorias;
2. Considera-se o bingo completo quando: todas as categorias tenham sido completadas ou se tenha iniciado o último livro que preenche o cartão e se tenha passado das 100 páginas.

Vão ainda existir presentes para quem completar o bingo...e para sortear entre os participantes dos desafios. Tudo muito boas razões para não ficares de fora desta maratona que será, com toda a certeza, um mega evento literário.

E como as organizadoras são super simpáticas e havia algumas dúvidas quanto a que contos ler, elas fizeram um ficheiro com sugestões que pode ser encontrado aqui. Deixaram também duas listas de bestsellers (wikipedia e the guardian) para inspiração nesta área. São ou não fantásticas estas moderadoras?

Bom dia e boa semana


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Junta-te ao Grupo de Maratonas Literárias... vais ver que te vais divertir!


Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)esperadas


Já há algum tempo que estou neste grupo de Maratonas Literárias e gosto bastante pois as administradoras são não só criativas a escolher os temas das maratonas como fazem um excelente trabalho de dinamização durante as mesmas com os vários desafios que vão lançando.

Na maratona #4 acabei por não fazer leitura nenhuma, participei apenas nos desafios e gostei muito. Nas maratonas #5 e #6 participei não só nos desafios mas também nas leituras e adorei.

Se, por um lado não gosto de planear leituras e obrigar-me a ler X páginas, por outro lado estas maratonas são para serem levadas na desportiva, lê-se o que quisermos, quando quisermos e apenas se nos apetecer. Para quem adora ler como eu, posso dizer que estar nestas maratonas tem sido muito divertido. É interessante não só descobrir novas leituras e pensar em respostas a desafios excepcionais mas também saber o que os outros lêem e o que acham dessas leituras. E mesmo que não se leia nada, só a participação nos desafios já vale a pena pelo que recomendo que se juntem ao Grupo de Facebook Maratonas Literárias Viagens (In)Esperadas.

As administradoras/ moderadoras são a Silvana Martins do blogue Por detrás das palavras e a Catarina Rodrigues. Só posso dar-lhes os parabéns pela criatividade e dinamização com que preenchem o grupo.