quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Autores Portugueses: Carina Rosa

Carina Rosa nasceu em Lisboa e vive no Algarve, na cidade de Loulé. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve, tendo trabalhado na área, Aos 18 anos, integrou a Selecção Nacional de Trampolins e Desportos Acrobáticos, trabalhando hoje como técnica de Ginástica Acrobática.

Carina Rosa

A autora publicou o seu 1º livro "Intruso", seguido de "As Gotas de Um Beijo" mas foi "A Sombra de Um Passado", publicado exclusivamente em formato ewook pela editora Coolbooks que a tornou uma escritora a seguir. Carina escreveu ainda os contos "Olhos de Vidro", dos melhores textos que li (e tem apenas 27 páginas!), e "A Rapariga do Lago". Tem, neste momento, o livro "O Escultor" por publicar. Conhece as sinopses:

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Aquisições - Agosto 2015

Este mês chegaram à minha estante 3 novos grandes livros, todos através de trocas.

"Ligeiramente Tentador" é o último livro da saga Bedwyn de Mary Balogh e é delicioso! Adorei a história de Morgan, a altiva mas solitária Bedwyn que quer ser livre mas, ao mesmo tempo, preencher o vazio que lhe desperta momentos de melancolia.


"Uma Herança Perfeita" de Penny Vincenzy era também um livro que procurava por ser de uma autora que gosto bastante. Já o li e não desiludiu, aliás, gostei bastante do livro, da história intrincada e da dificuldade de reerguer com sucesso uma marca e todo o glamour e história familiar a ela associada.

"Pequenas Grandes Mentiras" não foi um livro que me chamou logo a atenção mas, ao longo do tempo, fui lendo tantas criticas boas que indicavam que este era um livro a não perder, que me rendi a ele. Como foi uma troca, não tinha nada a perder em conhecer este livro. Ainda não li mas tenho muita vontade de o fazer. A longa lista de livros a ler é que ainda não me deixou chegar lá!

Em Agosto chegaram então à minha estante 3 novos livros, todos através de trocas, não tendo gasto dinheiro com eles pelo que cumpri o desafio "comprar menos".

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Desafios para 2015 - Balanço de Setembro

Desafio Novos Autores

Escolhi o patamar de 10 autores. - Desafio já concluído!
  • 1 - Este mês li 1 novo autor: John Verdon, com "Pensa num Núm3ro".

Desafio Leituras da Estante
Objectivo de ler 12 livros que tenham chegado à estante até ao final de 2014.
Corresponde ao 1º nivel: Pike's Pike do Mount TBR 2015 do My Reader's Block- Desafio já concluído!
  • 3 - Li 3 livros da estante "A Filha do Pescador" e "Os Ingredientes do Amor" de Nicky Pellegrino e "Ligeiramente Perversode Mary Balogh.

Desafio Comprar Menos
O objectivo é comprar um máximo de 2 livros por mês - eventualmente 1 ou nenhum em alguns meses OU não gastar mais de 20€, uma vez que gastar menos é um objectivo tal como o é não ter mais livros na estante. A ideia é tentar comprar menos livros e, eventualmente, trocar mais.
  • 5 livros infantis - Menos de 20€ gastos. - Desafio superado!

Desafio Livros Técnicos/ Não ficção
Ler, pelo menos, 6 livros técnicos neste ano.
  • 0 - "Este mês não li nenhum livro técnico.

Desafio do Alfabeto
Desafio de um grupo do Goodreads, encontrado no blogue I Only Have.
O objectivo original era correr todas as letras do alfabeto só com nome de livros e teria de ser a letra inicial, no caso, farei o desafio sem contar com os artigos "A" e "O" caso contrário só estas letras tinham livros pois em português existem em quase todos os títulos.

F - "Filha do Pescador, A" - Nicky Pellegrino - a letra já estava preenchida
I"Ingredientes do Amor, Os" - Nicky Pellegrino - a letra já estava preenchida
L - "Ligeiramente Perverso" - Mary Balogh/ "Ligeiramente Tentador" - Mary Balogh - a letra já estava preenchida
P"Pensa num Núm3ro" - John Verdon - a letra já estava preenchida

Desafio European Reading Challenge 
Ler livros de um autor europeu ou que se passem num país da Europa. O Reino Unido conta apenas como um país para o prémio no site mas nas nossas leituras podemos contar os vários países que o compõem. É necessário ter opinião para concorrer ao prémio deste desafio do blogue Rose City Reader.
Escolhi o nível "Five Star (Deluxe Entourage)" - Ler, pelo menos, 5 livros de autores europeus ou que se passem em diferentes países da Europa. - Vou no 10º livro!
  • Nenhum

Desafio Monopoly
Este desafio está no grupo do Goodreads Crazy Challenge Connection e foi encontrado no blogue My Reader's Block. - Terminado no mês anterior 

Desafio Leituras 2014
Tenho como objectivo no Goodreads ler 45 livros este ano.
  • 5 - Este mês li 5 livros. Destaco o livro "Pensa Num Núm3ro" um thriller / suspense/ crime bastante interessante e intelectualmente desafiante, muito melhor do que esperava num género que não é dos meus preferidos. Já tenho o seguinte do autor para ler. Para além desde, o novo livro da saga Bedwyn "Ligeiramente Tentador" merece também distinção pois é delicioso, aconselho a sua leitura a quem gosta destes livros.

sábado, 24 de outubro de 2015

A Hora Solene, Nuno Nepomuceno - Lançamento em Novembro


Lançamento: 11 de Novembro


Depois de "O Espião Português" e "A Espia do Oriente", chega "A Hora Solene", o último livro da trilogia Freeelancer de Nuno Nepomuceno.

Sinopse: Numa fria noite de tempestade, um homem é esfaqueado e deixado abandonado no meio de uma rua de Londres. A poucos quilómetros de distância, um procurado terrorista de nome O Gótico entrega-se voluntariamente aos serviços de inteligência britânicos. Ao mesmo tempo, um avião sofre um violento atentado sobre os céus da Irlanda, enquanto um surpreendente vídeo é entregue na redação de uma famosa cadeia de televisão.

Bem no centro destes acontecimentos que aparentemente nada têm em comum, está André Marques-Smith. Importante funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o espião português lança-se numa demanda impossível pela verdade. Mas não está sozinho. Foragidos, dois antigos colegas regressam e revelam ao mundo tudo o que está por detrás do Projeto Lebodin. E há ainda uma mulher. Em parte incerta, esta misteriosa espia de feições orientais poderá ser a chave de todo o mistério. Mas que explicação haverá para o seu desaparecimento?

Conseguirão os dois agentes alguma vez ficar juntos?

Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários reais de Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, as missões multiplicam-se, os disfarces sucedem-se. Questões sobre ética, moral, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de meias-verdades, ilusões, e complexas relações interpessoais é finalmente desvendada no capítulo final de uma série que já estabeleceu novos patamares para a ficção nacional.


Inspirado num discurso de guerra de Winston Churchill, depois de atingir a consagração com A Espia do Oriente, o vencedor do Prémio Literário Book.it 2012 com O Espião Português, Nuno Nepomuceno regressa para a terceira e última parte da trilogia Freelancer. Um romance de espionagem imprevisível, no já característico estilo sofisticado e intimista do autor, onde os valores tradicionais da cultura portuguesa se fundem com uma abordagem inovadora e única que o irá surpreender.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Leituras - Agosto de 2015

Em Agosto li 7 livros embora 2 deles, na sua publicação original, fossem apenas um. Pequenas coisas que a ASA considera que podemos pagar a dobrar... enfim. Foi um mês de terminar "A Saga das Pedras Mágicas" e de descobrir duas novas autoras.

"Uma Condessa Respeitável" de Lecia Cornwall foi o livro com que comecei o mês de Agosto e foi também a minha estreia com a autora que considero ter sido agradável. "Algo Maravilhoso" de Judith McNaught foi o livro que fechou as leituras do mês, foi também uma estreia com a autora e foi um livro verdadeiramente... maravilhoso! Um livro que aconselho.


Seguiram-se os últimos 3 livros de "A Saga das Pedras Mágicas" de Sandra Carvalho. "A Sacerdotisa dos Penhascos", um livro algo fraco, "O Filho do Dragão", um livro interessante e que podia ter o anterior como capítulos iniciais e o tão esperado final com "Sombras da Noite Branca". Apesar dos livros serem bons e a saga interessante, parece-me que foi demasiado longa, tinha ficado óptima com os primeiros 2 livros ou até com os 5 livros iniciais (ainda que os 3 últimos deste lote pudessem ter sido reduzidos a 2).


Li ainda "Tatiana" e "Alexander" de Paullina Simons. O 1º traz-nos a escrita maravilhosa de Paullina Simons mas é um livro muito introspectivo, que vive dos pensamentos das personagens e que não me prendeu como o 1º livro da saga "O Grande Amor da Minha Vida". Com "Alexander", voltei a ler esta autora com a mesma paixão que tinha experimentado antes, uma história crua, dura mas cheia de sentimentos.


Li então um total de 7 livros durante o mês de Agosto. Destaco "Algo Maravilhoso", não estava à espera que fosse tão bom e o pequeno "Alexander" embora não possa esquecer que este livro, no original, está junto com o anterior, o que não aconteceu em Portugal e foi claramente uma estratégia para ir buscar ao leitor o dobro do dinheiro. No entanto, as pessoas não são parvas e várias mostraram a sua indignação perante esta atitude da editora.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

[Top Ten Tuesday] Duos de autores que eu juntava


O tema desta semana é os 10 duos de autores que eu juntava para escreverem um livro. Podemos ainda acrescentar que género de livro poderiam escolher.

1. Juliet Marillier e Lesley Pearse - As minhas autoras favoritas, uma do género fantástico e a outra de romances com muita fibra. De certeza que sairia dali uma história forte!

2. Philippa Gregory e Niccky Pellegrino - Com os sabores de Itália de Nicky Pellegrino e a pesquisa histórica e livros fortes de Philippa Gregory, de certeza teríamos um delicioso livros sobre um período interessante da história italiana... e há tantos!

3. Penny Vincenzi e Sveva Casati Modignani - As duas escrevem sobre mulheres fortes. Acredito que este duo nos trouxesse uma elegante história cheia de força.

4. Anne Bishop e José Rodrigues dos Santos - uma mistura estranha, não? De qualquer forma, entre a pesquisa histórica do autor (deixe-mo-nos de física e de perseguições absurdas, pode ser?) e o imaginário fantástico de Bishop, sairia dali um livro brilhante... se o autor fosse humilde para aprender um pouco com ela e deixar o livro ser impregnado pela magia de Bishop.

5. Mary Balogh e Julia Quinn - acho que este duo não é nada inesperado. Com as maravilhosas sagas Bedwyn e Bridgerton escritas por cada uma delas, de certeza que um livro a quatro mãos seria interessante

6. Elizabeth Adler e John Verdon - Com a mestria de John Verdon e a queda para férias e locais interessante de Elizabeth Adler, um livro dos dois poderia ser interessante.

7. Debbie Macomber e Stephanie Perkins - Talvez seja um pouco estranho juntar uma autora YA mas vejo nos livros dela alguma magia e magia é também o que Debbie Macomber fez no livro "A Estalagem de Rose Harbor". Creio que a Stephanie poderia ser beneficiada com a maior experiência da Debbie e esta com a beleza da simplicidade de histórias adolescentes. Quem sabe o que sairia daqui?

8. Madeline Hunter e Dan Brown - Entre o erotismo romântico da autora e os thrillers do autor, talvez se conseguisse um meio termo interessante.

9. Cayla Kluver e Sandra Carvalho - A 1ª trouxe-nos uma trilogia interessante a a 2ª uma história do fantástico, muito boa, mas demasiado longa. Seria interessante ver um trabalho a 4 mãos.

10. Nora Roberts de Nicholas Sparks - 2 dos autores mais lidos da actualidade a escrever um livro em conjunto? A ideia, pelo menos, é interessante!

A rubrica, [Top Ten Tuesday] é uma rubrica semana original do blogue The Broke and the Bookish, que todas as semanas publica uma lista com um top 10 temático.

domingo, 11 de outubro de 2015

De tanto ouvir falar... #5 - João Pinto Coelho

É o livro de que se fala é é escrito pelo português João Pinto Coelho. Finalista do Prémio Leya 2014, "Perguntem a Sarah Gross" tem dado que falar por se passar em cenários que foram palco do Holocausto, como Birkenau ou Auschwitz, mas, mais do que isso, por ser "uma história crua e que nos dá repetidamente murros no estômago" ao mesmo tempo que nos apresenta "personagens fascinantes e twists/ revelações magistrais aplicadas na hora certa, que nos puxa para o livro". São palavras da Cata do blogue Páginas Encadernadas, que termina por dizer que é "o melhor livro que li este ano. Acabei-o há pouco e já o quero reler."

Esta história parece-me pesada demais e por isso tenho adiado a sua leitura mas reviews como a da Cata deixam-me com mais vontade de me virar para o livro!

Ler as primeiras páginas

Comprar na Wook

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Novidades que gostava de ter na estante - Outubro 2015 #2

Perto do Paraíso - Judith McNaught
Lançamento previsto: 20 de Outubro

Lady Elizabeth Cameron, condessa de Havenhurst, tem apenas 17 anos quando conhece Ian Thornton, um enigmático homem de linhagem misteriosa e reputação sombria. Numa época em que a alta sociedade adora escândalos e valoriza títulos e dinheiro acima de tudo, Elizabeth e Ian cometem o erro de se apaixonarem.

Ian não sabe que a jovem pertence à nobreza e pede-a singelamente em casamento. Um momento de intimidade que é testemunhado por Robert, irmão de Elizabeth. Desdenhoso, Robert revela que a irmã já está prometida a outro homem, um aristocrata, como manda a tradição.
Ian fica destroçado perante a ideia de ter sido um mero objeto para a sua amada. Também Elizabeth se sente traída, ao pensar que ele não passa, afinal, de um caçador de fortunas. Mas a sua reputação já está irremediavelmente manchada.

Dois anos passam e os amantes voltam a encontrar-se. E mesmo após tanto tempo e tanta mágoa, os seus sentimentos revelam ser tão fortes como antes. Esta que promete ser uma segunda oportunidade para ambos será também o começo de uma dança de paixão e intriga, um caminho tortuoso desde os salões elegantes de Londres à beleza agreste das Terras Altas da Escócia… Um turbulento romance entre duas pessoas destinadas a ficar juntas, numa época em que o casamento nada tem a ver com amor.

A Imperatriz da Rússia - Eva Stachniak
Lançamento previsto: 6 de Outubro

Escrito numa prosa intensamente lírica e repleta de detalhes vibrantes, A Imperatriz da Rússia é um romance intimista sobre uma mulher aos comandos do seu destino - Catarina, a Grande -, obrigada a navegar pelos triunfos, dores e esperanças da sua alma e de toda uma nação. Desde a sua extraordinária ascensão ao trono até ao domínio pleno sobre um dos maiores impérios da História, passando pelos relacionamentos românticos e os sacrifícios que fizeram dela a mulher mais temida e autoritária da sua época, A Imperatriz da Rússia relata a incansável batalha entre o amor e o poder de Catarina, a Grande, no país que ela conduziu ao glorioso novo século.
Durante toda a sua vida, Catarina realizou mais proezas do que qualquer outra mulher na história. Ergueu e fez prosperar o império Romanov, acumulou uma imensa fortuna em arte e em terras, controlou com mão de ferro uma corte cheia de vícios e fez vergar uma legião de inimigos que acabou por se ajoelhar perante si.

E antes do seu último suspiro, ensombrado pela sangrenta Revolução Francesa, Catarina, a Grande desenhou o desfecho do jogo com a sua última cartada política, assegurando a sua sucessão e a maior glória da Rússia.

O Plano de Miss Fairbourne - Madeline Hunter
Lançamento previsto: 6 de Outubro

Um negócio gerido por uma mulher? Em 1798? Parece impossível! Mas é esse mesmo o plano de Emma Fairbourne após a morte do pai. Apesar de saber que se trata de uma jogada arriscada, ela está disposta até a contratar um belo e encantador homem para servir de disfarce, tudo para manter vivo o legado da leiloeira Fairbourne’s...

Só que o patriarca Maurice Fairbourne tinha um sócio desconhecido, Darius, o Conde de Southwaite. Darius é um homem habituado a ter o que quer e sem o menor interesse em gerir uma leiloeira, muito menos uma (desconfia ele) envolta em escândalos que poderiam arruinar a sua reputação.
Não contava era com a vontade férrea de Emma, cuja frontalidade é simultaneamente exasperante e sensual. Darius decide tentar então uma nova abordagem, que não só fará com que ela se renda a ele, mas proporcionará imenso prazer a ambos...

Depois da série "As Flores Mais Raras", Madeline Hunter volta a encantar-nos com a saga da família Fairbourne…

A Ilha das Mil Fontes - Sarah Lark
Lançamento previsto: 7 de Outubro

Ilha da Jamaica. Após a morte do seu primeiro amor, Nora, a filha de um comerciante londrino, une-se, através de um casamento por conveniência, a Elias, um viúvo proprietário de uma plantação de açúcar. Contudo, a vida nas Caraíbas não é como Nora sonhara.

A partir do assalto noturno à plantação, Nora ver-se-á envolvida nos tumultos provocados pelos escravos rebeldes relacionados com a Avó Nanny, que também fora escrava.

Nora perde tudo, exceto a vida e a esperança de encontrar de novo o amor e de decidir livremente sobre o seu futuro.


As Flores de Lótus
José Rodrigues dos Santos
Lançamento previsto: 22 de Outubro

Pode uma ideia mudar o mundo?

O século XX nasce, e com ele germinam as sementes do autoritarismo. Da Europa à Ásia, as ondas de choque irão abalar a humanidade e atingir em cheio quatro famílias.

Inspirando-se em figuras históricas como Salazar e Mao Tse-tung, o novo romance de José Rodrigues dos Santos conduz o leitor numa viagem arrebatadora que nos leva de Lisboa a Tóquio, de Irkutsk a Changsha, do comunismo ao fascismo o que faz de "As Flores de Lótus" uma das mais ambiciosas obras da literatura portuguesa contemporânea.