domingo, 15 de outubro de 2017

Da falta de respeito pelos leitores (de ebooks)

Comecei a ler a saga Clifton de Jeffrey Archer que passa pela história do século XX, um pouco ao jeito da trilogia "O Século" de Ken Follett, mas com mais livros e mais tempo a seguir os mesmos personagens.

Li os primeiro 4 livros em ebook: "Só o tempo dirá"(#1), "Os Pecados do Pai" (#2), "O Segredo Mais Bem Guardado" (#3) e "Cuidado Com o Que Desejas" (#4)" publicados pela Bertrand Editora. São livros de que gostei bastante mas que não senti necessidade de ter na minha estante. Queria, no entanto, continuar a ler esta saga fabulosa em que cada livro nos deixa no momento certo para termos uma necessidade voraz de ler o seguinte.



Qual não é o meu espanto quando, ao 5º livro "Mais Poderosa do que a Espada" a editora decide não o publicar em ebook. Publicou o livro mas não a versão em ebook apesar dos vários protestos de muitos leitores que seguiam a saga desta forma. Mais do que isso, nem sequer se deu ao trabalho de responder aos comentários que fomos deixando na página de Facebook ou para o email da editora. Uma decisão unilateral, sem respeito pelos leitores, pelas novas formas de consumo de livros e até pelas dificuldades de algumas pessoas em ler em letra pequena (no ebook podemos aumentar conforme a necessidade).



Pergunto-me: é assim que querem vender livros? É assim que querem que este mercado cresça? É assim que querem que não desistamos de sagas que gostamos? No mínimo merecíamos uma resposta, com explicação clara do porquê desta opção. Se puderam publicar em ebook 4 livros, porque não podem publicar os restantes e não perder aqueles que passaram a ler só em ebook ou, maioritariamente em ebook? Eu estou rendida ao formato e, ultimamente, as minha compras literárias têm passado maioritariamente por esta opção. Porque não posso ser respeitada enquanto leitora que escolhe esta opção? Se fosse uma saga que nunca tinha sido publicada em ebook poderiam alegar custos, etc, mas tendo publicado os 4 primeiros, qual o porquê de não publicarem os restantes? Vai sair agora o livro #6 "Chegada a Hora"... será que voltaremos a não ter ebook? Vão finalmente respeitar os leitores de ebooks e publicar estes dois livros neste formato?

Aguardamos uma resposta da Bertrand Editora. 
E respeito, por favor. Os amantes de livros merecem-no.

Sem comentários:

Enviar um comentário