quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Alguns desafios para 2014

Para além do desafio geral de ler 50 livros em 2014, incluindo nestes alguns livros técnicos, vou tentar incluir outros desafios que podemos encontrar em vários blogues de literatura.

Desafio Novos Autores
Consiste em ler novos autores, conhecer novos livros e alargar o nosso leque de leituras. Tem três patamares: 10, 15 ou 25 novos autores.
Eu escolhi o patamar de 10 novos autores. Vamos ver se vou conseguir.

  • Neste momento estou a ler Dorothy Koomson que é uma autora que nunca tinha lido e era também um dos livros da estante (desafio abaixo).

Desafio Leituras da Estante
Consiste em ler livros que estão na estante mas que ainda não foram lidos. Vou tentar ler, pelo menos, 12 livros (uma média de 1 por mês). Só contam livros que tenham chegado à estante até ao final de 2013.

Desafio Comprar Menos
Vou tentar ainda comprar menos livros e tentar trocar mais.
Os últimos meses do ano passado foram uma loucura em relação a compras de livros, a minha estante e secretária já estão completamente cheias.
Neste desafio o objectivo será comprar um máximo de 2 livros por mês - eventualmente 1 ou nenhum em alguns meses.

  • Falhei este desafio logo em Janeiro (!)

Estes 3 desafios estão interligados mas pareceu-me que são os que fazem sentido para mim. Não me consigo pressionar a ler X livros por mês ou a ler autores portugueses só porque tenho um desafio (embora a estante tenha livros de autores portugueses à espera de serem lidos).

Desafio Livros Técnicos
Ler, pelo menos, 6 livros técnicos neste ano.
É um desafio nada ambicioso mas, tendo em conta que não tenho lido nada de livros técnicos, apenas artigos online, este objectivo parece-me alcançável.

1 comentário:

  1. A Luz das Runas e A Marca das Runas também entraram agora na minha estante :) Para ler este ano, sem dúvida :)

    ResponderEliminar