terça-feira, 29 de julho de 2014

Alera - A Princesa Guerreira, Cayla Kluver - Opinião

Sinopse: Uma violenta rivalidade entre dois reinos ameaça evoluir para um estado de guerra. No meio deste conflito, uma princesa voluntariosa encontra-se dividida entre o dever e o desejo.

Obrigada a casar com o homem que o pai escolheu para lhe suceder no trono, a jovem princesa Alera de Hytanica vê-se forçada a enveredar pelo pior dos destinos, o casamento com o arrogante e colérico Steldor. Quando o misterioso e sedutor Narian chega a Hytanica, vindo do território inimigo trazendo segredos e noções inconcebíveis acerca do papel das mulheres na sociedade, os desejos de Alera põem em causa o futuro do reino.
A descoberta do terrível passado de Narian mergulha Alera num mundo obscuro de intrigas palacianas e conflitos pretéritos, a ponto de não saber em que acreditar, nem em quem confiar.

Alera - A Princesa Herdeira é um lindo conto de fadas com príncipes, princesas, amor, dever, inimigos, intrigas, profecia e todo um universo que nos prende. Primeiro volume de uma trilogia, uma extraordinária estreia literária de uma jovem escritora que, através de uma edição de autor e do passa-palavra, já conquistou milhares de leitores em todo o mundo. Uma história única, romântica, cheia de aventura, paixão e intriga num cenário de fantasia clássica.

Opinião: O 1º livro da trilogia Alera traz-nos uma história leve e fresca, com a força de uma princesa voluntariosa e cheia de ideias, um guerreiro jovem mas bastante vivido e experiente, uma tristeza imensa que os separa e uma guerra forçada que os atira para lados opostos. Ambos querem fugir ao que estão predestinados mas parece que isso será mais difícil do que o coração de ambos clama...

Este primeiro livro da trilogia traz-nos uma escrita inteligente e mais profunda do que estava à espera. É um livro fresco mas, ao mesmo tempo, bem estruturado. Acompanhamos a princesa Alera nos seus 17 anos, com a pressão de ter que se casar até aos seus 18 anos, com alguém que o pai já escolheu pois, apesar de ser ela que a pertencer à linhagem real, será o homem com quem casar que será rei e irá comandar os destinos do reino.

Enquanto todas as jovens suspiram por Steldor, Alera só quer fugir dele e da sua arrogância, da sua mania que é o melhor e que Alera é que tem sorte por ele a querer e não o contrário. À medida que Steldor se impõe a Alera, com o apoio do pai de ambos (o rei e o capitão da guarda), surge Narian, um jovem que passou a sua vida num reino rival mas que pertence a Hytanica e está ligado a uma profecia que pode vir a destruir a sua terra natal.

Entre Alera e Narian nasce um elo com uma força imensa... será ela capaz de enfrentar os pais e todo um reino para ficar com o jovem que o seu coração pede mas que é considerado um espião do inimigo? Irá Steldor deixar a sua amada pertencer a outro homem e, consequentemente, perder a coroa que já sente na sua cabeça?

No dia que Narian desaparece, Alera deixa de ter alternativa e vai ter de seguir aquilo a que é obrigada... a menos que consiga encontrar Narian antes disso!

Uma história interessante e bem escrita, embora com algumas partes mais fracas (ainda assim um livro impressionante, principalmente tendo em conta que a autora tinha 16 anos quando o escreveu).

A base desta história são as obrigações reais e a força de um elo inesperado e esmagador entre dois jovens, um elo a que assistimos crescer, com passagens muito divertidas. Em alguns pontos a história torna-se mais profunda, na importância que os guardas dão ao seu trabalho, na repulsa de um pai para com o seu filho e nas sucessivas guerras interiores de alguém que não sabe qual é o seu lugar... Narian já não sente pertencer a Hytanica mas Cokiry também já deixou de ser a sua casa... e avizinha-se uma guerra entre os 2 reinos...

Um inicio auspicioso para esta saga onde a nota menos positiva vai para a protagonista que, apesar de interessante, está menos bem construída do que seria de esperar, até quando comparada a outros personagens como, por exemplo, Steldor, Narian e até o seu misterioso guarda-costas: London.
3,5*
Outros títulos da trilogia:
Alera - Tempos de Vingança (Alera Livro 2)
Alera - Sacrifício (Alera Livro 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário