quarta-feira, 23 de julho de 2014

O mundo do Goodreads e as Leituras 2014 - Portugal

goodreads.com

Provavelmente já conhecem o site Goodreads, onde se pode ficar a saber não só as sinopses dos livros, as opiniões e média geral atribuídas aos mesmos como também pesquisar livros/ autores e acompanhar as leituras/ reviews/ pontuação atribuída/ livros que querem ler dos nossos amigos. Podemos ainda colocar o livro (ou livros) que estamos a ler e ir acompanhado a nossa leitura com a actualização do status no site (leitura até X página hoje, eventual comentário mesmo que não seja no final do livro, etc.).

Existem ainda vários grupos interessantes, inclusive alguns portugueses como o Clube de Leitores em Português, entre outros.

Lista de Leituras 2014 - Portugal
Para além disso, existe ainda uma Lista de leituras 2014 - Portugal em que vamos colocando os livros que já lemos este ano para, no final do ano, haver uma ideia do que se leu mais em Portugal... mas a lista este ano ainda tem pouca gente... vão lá colocar os vossos livros pois quanto maior for o número de pessoas mais aproximado da realidade estarão os resultados das leituras realizadas durante este ano no nosso país.

Podem ver aqui ao lado a lista de que falei acima com os 10 livros mais lidos em Portugal até ao momento. De salientar que o 1º tem 35 pessoas que indicaram que o leram e o 10º tem apenas 15, ambos números bastante baixos que demonstram que ainda há muita gente que não conhece esta lista ou, por algum motivo, prefere não participar, o que também é válido.

No Goodreads podemos ainda criar as nossas próprias listas (na área "my books" ou na "listopia"), aceder a quizzes, descobrir citações (quotes), géneros, os mais populares, ebooks, recomendações baseadas nas nossas leituras e até ofertas (giveaways).

Enfim, há muito para descobrir nesta rede social. Quem gosta de ler, partilhar opiniões e/ ou ler as de outras pessoas bem como ir fazendo listas do que queremos ler, já lemos, estamos a ler no momento, etc., vai sentir-se como peixe na água.

2 comentários: