terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Grande Revelação, Julia Quinn - Opinião

Sinopse: O coração de Penelope Featherington sofre por Colin Bridgerton há… Não pode ser!??... Mais de dez anos? Sim, essa é a triste verdade. Dez anos de uma vida enfadonha, animada apenas por devaneios apaixonados. Dez ingénuos anos em que julga conhecer Colin na perfeição. Mal ela sabe que ele é muito (mesmo muito) mais do que aparenta…Cansado de ser visto como um mulherengo fútil, irritado por ver o seu nome surgir constantemente na coluna de mexericos de Lady Whistledown, Colin regressa a Londres após uma temporada no estrangeiro decidido a mudar as coisas. Mas a realidade (ou melhor, Penelope) vai surpreendê-lo… e de que maneira! Intimidado e atraído, Colin vai ter de perceber se ela é a sua maior ameaça ou o seu final feliz. ps: este livro contém a chave do segredo mais bem guardado da sociedade londrina.

Opinião: A personagem que se revela ser Lady Whistledown é, de facto, uma grande revelação. Nunca pensei que a pessoa por detrás das Crónicas da Sociedade pudesse ser quem é, mas a verdade é que me pareceu completamente autêntico e com sentido ser essa pessoa. A revelação é também o mote perfeito para conhecermos melhor Colin Bridgerton, o adorável filho de Lady Bridgerton que põe qualquer pessoa à vontade consigo e que consegue escapar a qualquer diabrura com o seu encantador sorriso e forma de bem-estar na vida.

Penelope é também uma personagem encantadora que se vinha insinuando nos livros anteriores, com algum destaque ligeiro já no livro anterior "Amor & Enganos", através da sua amizade com Eloise, a 5ª filha Bridgerton e aquela que vamos seguir no próximo livro “Para Sir Phillip, com Amor”. Penelope é uma jovem inteligente e grande amiga de Eloise. Para além disso, nutre pelo jovem Colin uma grande paixão que dura há mais de 10 anos! A tímida Penelope mal consegue articular duas frases juntas com a maioria das pessoas mas sente-se completamente à vontade com Colin, embora saiba que um jovem como ele, e ainda por cima um Bridgerton, nunca iria casar com ela, o que, aliás ele tinha confirmado em viva voz e com Penelope a ouvir, no volume anterior.

A aventura entre estes dois jovens decorre de uma verdadeira amizade e de um feliz acaso em que Penelope lê uma passagem dos diários de viagem de Colin. Apesar de brutalmente enfurecido (faceta que nem a sociedade nem Penelope conheciam dele), ele fica encantado quando Penelope lhe diz que ele escreve maravilhosamente bem… tumultuando a sua cabeça e o seu coração.

Penelope é muito mais do que mostra e Colin é também muito mais do que julgam dele. A meio caminho e inspirados na grande amizade que partilham, estas duas personagens encontram-se para além do que a sociedade conhece deles e forjam um laço que se mostrará mais profundo do que Colin pensava. É também através da sua comparação com Penelope que ele sente ainda mais o vazio na sua vida... e o gosto em comum que os uniu poderá também ser aquele que os irá separar.

As dificuldades vividas após o casamento, mostrando o afastamento de uma casal quando existem segredos entre o mesmo ou quando não há confiança total no parceiro, são tratadas com a profundidade a que a autora já nos habituou em anteriores livros e em dificuldades e divergências semelhantes.

Mais um volume da série Bridgerton e mais um livro brilhante de Julia Quinn que sabe dosear de forma esplêndida humor, brincadeira, romance e também temas mais profundos como os medos e ansiedades de cada pessoa. Os livros desta série são leves e divertidos mas abordam também temas sérios que muitos considerariam neles não ter espaço.
4*
Outros títulos desta saga:
"Crónica de Paixões & Caprichos" (Série Bridgerton 1)
"Peripécias do Coração" (Série Bridgerton 2)
"Amor & Enganos" (Série Bridgerton 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário