sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Alera - Sacrificio, Cayla Kluver - Opinião

Sinopse: Alera, rainha de um reino perdido, secretamente apaixonada pelo inimigo. Shaselle, filha de um pai assassinado, uma rebelde com causa. Uma vive atrás das antigas muralhas do palácio de Hytanica e caminha no fio da navalha para manter a frágil paz na sua amada terra. A outra erra pelas ruas devastadas pela guerra, em busca de vingança para a tragédia que atingiu a família. Ambas fazem escolhas que as irão separar daqueles que não conseguem deixar de amar. Como as suas histórias se entrelaçam, uma conspiração toma forma e tanto pode acabar em escravidão ou morte, ou ter de novo liberdade, mas apenas se cada uma conseguir enfrentar o que deve ser sacrificado.

Opinião: Este livro andou entre o brilhantismo e a força da história de Alera, Narian e a reconquista do reino, ou consequente morte a tentá-lo, e a chatice das coisas parvas em que Shaselle se metia. Esta jovem perdeu o pai, é certo, e revoltou-se... até aí tudo bem, mas meter-se em situação atrás de situação que deixa em perigo não só a própria Shaselle como a sua família e, até, eventualmente o reino foram cenas com que embirrei pois a rapariga não era assim tão nova que não entendesse as consequências que poderiam advir dos seus actos. Para mim, era quase como se tivéssemos duas histórias distintas e a segunda só veio tirar brilho à primeira.

Esta trilogia YA é bastante bem conseguida, especialmente para uma autora de 16 anos mas, olhando-a com olhos mais críticos percebe-se a fragilidade dos fundamentos da história embora esta seja incrivelmente boa na descrição de como o reino funciona, nas batalhas e tomada de Hytanica, na fuga para a gruta, na valentia dos homens e nas relações humanas. A destacar temos os personagens masculinos e a Suma Sacerdotiza. A protagonista, como já tinha referido, poderia estar melhor conseguida mas este último livro demonstra uma maturidade desta personagem que não se encontra nos livros anteriores. Finalmente, temos uma Alera que, embora timidamente e um pouco sem saber como, vai aprendendo a liderar Hytanica, já não como Rainha mas como responsável máxima do reino agora pertencente a Cokyri. Temos também uma jovem que sabe o que quer e que não vai deixar que o tomem dela. E temos ainda todo um reino que acredita em si próprio e que lutará até ao último suspiro pelo regresso da liberdade... será que vão conseguir? Será que vai valer a pena?

Um belo fechar da trilogia com um final que se previa mas também com muitas experiências e revelações inesperadas que nos dão a conhecer melhor vários personagens. No entanto, é-me impossível esquecer a Shaselle e por isso só dou 3*.

3*
Outros títulos da trilogia:
Alera - Tempos de Vingança (Alera Livro 2)

Sem comentários:

Enviar um comentário