terça-feira, 28 de abril de 2015

Tag: Liebster Award - Parte 2

Este blogue foi taggado por 4 blogues diferentes com a TAG Liebster Award. Hoje respondo às questões dos 2 que faltavam: Trivialidades Literárias e Pepita Mágica.

No post Tag: Liebster Award - Parte 1 podem descobrir os 11 factos sobre mim, a resposta às 11 perguntas de cada dos 2 primeiros blogues a taggar-me e os 11 blogues que nomeei.


Para responder à tag basta seguir as regras abaixo:

01: Escrever primeiro 11 fatos sobre você.
02: Responder as perguntas feitas por quem te indicou.
03: Indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores.
04: Fazer 11 perguntas para os 11 blogs (as mesmas), que você indicou. (Neste ponto há quem mantenha as perguntas que lhe fizeram e há quem faça novas perguntas. Não vou deixar novas questões mas deixo ao critério de cada blogue taggado que perguntas escolhem para responder, ou seja, escolham as 11 de um dos blogues que me taggou que mais gostarem).
05: Colocar no post a foto do selo Liebster.
06: Linkar de volta quem te indicou.

As 11 perguntas do "Trivialidades Literárias":

1. Como surgiu o teu blog?
O blogue surgiu de uma vontade antiga de escrever sobre livros e a atmosfera literária já que sou apaixonada por literatura. Não pensei em nenhuma data especial nem o preparei grande coisa antes de começar... quando a Alexandra do 27 and counting stars! criou este blogue dela, fiquei curiosa com ele e depois pensei "e porque não lançar o meu blogue literário agora?". E assim nasceu o blogue, pelos vistos só precisava de um empurrãozinho!

2. Como escolheste o nome para o blog? (questão repetida)
O nome do blogue está ligado à literatura e ao que estou a ler no momento mas, na verdade, tem um duplo sentido porque "leituras do instante" são também as minhas leituras sobre o mundo, o que acho e sinto sobre o que acontece. Assim, e apesar de a base ser a paixão pelo mundo dos livros, o blogue pode ter tudo e mais alguma coisa e o nome encaixa-se nestas 2 realidades.

3. Que autor gostarias de conhecer? O que lhe dirias?
Gostava de conhecer Juliet Marillier, Lesley Pearse e Paullina Simons, as duas primeiras porque fazem parte das minhas autoras favoritas e a 3ª porque escreveu um trilogia brutal. O que lhes diria? Não sei exactamente... apenas que adoro os livros delas e talvez perguntasse onde vão buscar a inspiração ;) Acho que ia ser uma conversa interessante à volta dos livros com pessoas que me parecem fantásticas, a 1ª então pelo que tenho visto e lido deve ser super simpática.

4. Em que cenário (de livro, filme, série, etc) gostarias de viver?
Posso ser uma prima dos "Bridgerton", a saga da Julia Quinn? Como os adoro, parece-me que ia ser super divertido estar com eles. Por outro lado, também gostava de ter conhecido Catarina de Aragão e a suas descrições do Al-ayama, Alhambra e a sua valentia como guerreira. ("Catarina de Aragão - A Princesa Determinada" de Philippa Gregory). Adorei o livro e fiquei mesmo com vontade de conhecer esta mulher.

5. Um livro que não conseguiste terminar? Porquê?
É raro não terminar um livro, tenho a mania que tenho de ler todos até ao fim, mas aprendi com "O Amor Está no Ar" que o meu tempo é demasiado precioso para o perder com algo que odiei, ainda por cima quando tenho tantos livros à espera de serem lidos...

6. Que livro levarias para uma ilha deserta?
Não sei, só escolho a minha leitura seguinte quando acabo o livro que estou a ler... a menos que seja lançado um novo da Lesley Pearse, esses passam à frente de todos! Assim, tenho de fazer batota, levo o Kobo que tem montes de livros para eu escolher ;)

7. Livro físico ou ebook? Porquê?
Adoro livros físicos, de lhes sentir o cheiro a novo, de passar as páginas e, sobretudo, de os ter na minha estante. No entanto, ler em ebook é muito confortável e desde que tenho o kobo leio quse tudo em ebook, mesmo os livros que tenho em formato físico... e quando não tenho versão ebook já fico um bocadinho preguiçosa para pegar no livro pois o kobo é tão levezinho e dá para levar para todo o lado! Por isso, de momento, prefiro ebook mas depois tenho de ter na estante os livros de que gosto mesmo muito!

8. Escrever e/ou sublinhar nos livros, sim ou não?
Nunca, nem pensar, isso só nos livros da escola. Para mim é um sacrilégio escrever nos livros!!! Tenho de os ter quase como novos, sempre impecáveis!

9. Que filme/livro mais te marcou? Porquê?
Sinceramente não sei dizer. Livros há muitos que me marcam, por isto ou por aquilo, mas marcam-me especialmente as histórias de Lesley Pearse. Em termos de filmes, não sei mesmo dizer, mas a série "Irmãos e Irmãs" marcou-me bastante porque me revia em muitas situações.

10. Qual a tua viagem de sonho?
Uma viagem à volta de Itália... se incluirmos depois uma passagem na Grécia, então seria perfeita, Adoro Itália mesmo sem nunca lá ter estado e acho que ia gostar de conhecer todas as cidades de que ouço tanto falar.

11. Qual a situação mais embaraçosa que te aconteceu?
Levar com cocó de pombo na cabeça durante uma visita de estudo com a escola... pois, acontece mesmo! Ainda hoje não gosto de passar perto de pombos, não vão eles lembrar-se de repetir a cena!

As 11 perguntas do "Pepita Mágica":

1. Como começou o teu blog? - Respondida acima

2. Tens algum sonho para o blog? 
Gostava de dar uma volta grande no visual e personalizá-lo ao meu gosto. Para além disso, gostava de ter montes de pessoas a vir aqui ao blogue e a comentarem para podermos ter conversas à volta do que publico por aqui ;)

3. Qual a tua coisa favorita de teres um blog? 
Partilhar o que acho de cada livro, deixar as frases que gosto e que, às vezes, também dizem muito a outras pessoas, fazer alguma publicitação a livros que gosto... enfim, gosto de ter este blogue.

4. Como escolheste o nome do teu blog e qual a sua razão? - Respondida acima e no post da Tag: Parte 1

5. Em que cenário (de livro, filme, série, etc) gostarias de viver? E não te esqueças do porquê :P - Respondida acima

6. Se pudesses viajar no tempo (passado ou futuro), para onde irias? E porquê? 
Iria para o passado, para mudar algumas coisas.

7. Se pudesses alterar uma coisa no mundo, o que seria? Porquê? 
Acabava com as guerras, as grandes e as pequenas, pode ser clichê mas, para além da saúde, a paz é mesmo a coisa mais importante.

8. Que personagem (de livros, filmes, séries, etc) gostarias de conhecer? E porquê? 
Harry Potter e os seus 2 amigos porque adoro o mundo mágico que a autora criou. Para além disso, gostaria também de conhecer "A Rainha Branca", "Catarina de Aragão", a Rainha Isabel I e Maria, Rainha da Escócia ("Reign").

9. Há algo que queiras muito aprender, mas que ainda não tiveste oportunidade/tempo para isso? E porquê?
O que quero muito fazer há bastante tempo é tirar o Certificado de Competências Pedagógicas pois gosto de dar formação e gostava de ter mais esta certificação... mas nunca chega o tempo! Para além disso, também gosto da área de Recursos Humanos (para além da minha que é Comunicação) e gostava de fazer alguma formação na área.

10. Tópico de discussão: livro físico ou ebook? Porquê? - Respondida acima

11. Se neste momento alguém te pedisse um conselho para que livro ler a seguir, que filme ver e que série deveria começar a seguir, quais indicarias e porquê?
Claro que depende dos gostos de cada um mas se fossem semelhantes aos meus iria sugerir "Catarina de Aragão - A Princesa Determinada" de Philippa Gregory (nota-se muito que adorei o livro???) ou, se quisessem algo mais leve, "Ligeiramente Escandalosa", de Mary Balogh, seria uma escolha muito acertada ou qualquer um da saga Bridgerton de Julia Quinn. Quanto a filmes, vi recentemente "Pompéia" e adorei, é um bocadinho da história mundial e é muito interessante. Já de séries, falaria em "Chicago Fire", "Anatomia de Grey", "The Good Wife"... e ficávamos aqui o resto do ano a falar de séries.

Os primeiros 2 blogues a nomear-me, cujas respostas estão no post anterior, foram a Revista Infinita e o blogue Anotações Literárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário