segunda-feira, 11 de maio de 2015

És o Meu Destino, Lesley Pearse - Opinião

Sinopse: 1938.
A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior.

Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte.

Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer – para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta.
Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.

Opinião: "És o Meu Destino" é o 3º livro da saga "Belle". Nele descobrimos a vida pacífica de Belle e Étienne sem nunca esquecer quem eles são e de que fibra são feitos. Voltamos a cruzar-nos com Mog, a avó adorada dos filhos do casal, e até com Noah e Lisette, cuja vida em Londres os afasta do casal mas que em nada muda a amizade intemporal entre eles. Nenhum dos casais esqueceu o que passou e o que significaram, e ainda significam, uns para os outros.

Foi maravilhoso voltar a encontrar todos estes personagens que tão bem conhecemos, com as vidas difíceis que tiveram e hoje com vidas calmas... mas a 2ª guerra mundial vai virar de cabeça para baixo estas vidas pacíficas e tirar muito mais do que dar...

A protagonista da história é Mariette, a egoísta filha de Belle e Étienne, que não está feliz na pequenez da vida que leva nem na calmaria de uma cidade onde nada acontece. Acompanhamos esta menina que só pensa nela, embora ame a família, mas que tem de sair de onde vive. A centelha de rebeldia dos pais, do bom coração da mãe e da força do pai, brilha nela com intensidade mas encandeia-a de tal forma que não consegue ver a sorte que tem. É mandada para Londres para viver com os "tios" Noah e Lisette e tem a sorte de ter com eles uma vida onde é amada e onde até ganhou uma "irmã", a filha deles, Rose, que se tornou uma grande amiga de Mariette. Mas a filha de Belle e Étienne tem de arranjar algo em que possa trabalhar e também que lhe dê forma de justificar a permanência na capital inglesa, ingressando assim num curso de secretariado. Se, no início, esta rapariga era algo irritante, depressa nos apercebemos que a história será muito melhor do que prevíamos.

Ao contrário do esperado, Mariette é um grande trabalhadora, incansável no seu lugar na fábrica e também com a ajuda que dá em casa, algo que nunca quis fazer na Nova Zelândia. Ali, ela quer que gostem dela e que não a mandem embora mas, aos poucos, vai percebendo o tanto que tinha em casa e aquilo a que nunca deu valor. Acompanhamos esta menina a tornar-se mulher e a mostrar o melhor de si enquanto a humanidade mostra o seu pior... com o rebentar de uma nova guerra.

Mariette vai ser uma protagonista incansável no esforço da guerra, do outro lado da trincheira, aquele em que se tenta sobreviver e ajudar os outros. De egoísta, Mari torna-se uma guerreira, sofrendo perdas inimagináveis mas sem nunca pensar em deixar de ajudar os outros. É incrível o relato de Lesley Pearse sobre como a guerra afecta a população, um lado que é poucas vezes tão bem detalhado.

Há romance nesta história mas há também muitas trapalhadas, avanços forçados, casamentos marcados, tragédias... para sobreviver a tudo isto só mesmo um amor verdadeiro e Mariette poderá encontrá-lo no local mais improvável.

Este livro tem a força de "Sonhos Proibidos", destacando-se o egoísmo de uma menina que a guerra torna uma grande mulher. Mariette, a filha de Belle e Étienne não poderia ser diferente, tem a força e a coragem da mãe e a intrepidez e resistência do pai. É uma maravilhosa história de uma guerreira que não sabia que o era.

Acredito que vamos ter mais histórias desta saga, há tanto por contar!

4,5*

3 comentários:

  1. Como faço pra adquirir este livro?!! me interessei muito!!! não acho em nenhum lugar pra comprar =´(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não sei de onde é mas em Portugal encontra-se facilmente em qualquer livraria fisica ou online na Fnac ou Wook.

      Adoro esta autora!

      Eliminar
    2. Obrigada amiga..eu tambem adoro ela!! o jeito é importar entao...

      Eliminar