segunda-feira, 4 de maio de 2015

Leituras - Abril de 2015

Este mês li 5 livros, destacando como melhor leitura "Ligeiramente Escandalosa", um belíssimo doce de Mary Balogh e como leitura diferente, não ficção, o relato dos 7 anos fora de Portugal de Débora Miranda.


"Ligeiramente Escandalosa", de Mary Balogh, é o livro 3 da saga Bedwyn (contanto as duas prequelas como livro 0.1 e livro 0.2) e é um livro ainda melhor do que imaginava. Sabia que o livro sobre Freya Bedwyn tinha de ser bom mas superou largamente as minhas expectativas e está ao nível dos melhores livros da saga Bridgerton. É um livro nada forçado, que nos mostra um lado de Freya que imaginávamos mas que não conhecíamos a sério, e cujo desfecho faz todo o sentido. Freya não poderia ficar com alguém só por querer casar, esta amazona tinha de encontrar o seu caminho e ser feliz, não podia ter menos do que os irmãos alcançaram nem menos do que o seu antigo amor conseguiu.


"Duas Irmãs, Um Duque" é um conto de fadas reinventado a partir da história "A Princesa e a Ervilha", escrito de forma doce e que trabalha a partir das ideias de pessoas perfeitas para um papel e pessoas que não se encaixam nele mas que fazem todo o sentido quando o amor entra em campo. Segui para mais um livro de Sveva Casati Modignani "Um Dia Naquele Inverno", uma história envolvente mas que senti mais distante do que o livro anterior que li desta autora "A Família Sogliani".


Li ainda um livro que já estava à minha espera há algum tempo mas que, por ser livro físico, só agora que fiquei em casa decidi pegar nele: "A Princesa Branca". É um livro que tem a mestria da escrita de Philippa Gregory mas sem os encantos de uma "Rainha Branca", é um livro em que os protagonistas têm personalidades menos encantadoras, a princesa que luta entre a família que tem e a que um dia foi sua mas que passa toda a vida e tentar não dar um passo em falso, o rei que não conheceu nada a não ser medo e que não consegue inspirar pessoas e uma mãe a quem apetece estrangular. Não é um livro tão cativante como os anteriores (eu não conto com "A Rainha Vermelha" porque, para mim, esse livro nem devia existir!), é um reflexo da corte de medo e de sangue que o rei Henrique e a sua mãe criaram.

Para acabar o mês, decidi pegar num livro que também já estava na estante há algum tempo e que, não sendo ficção, achei que era agora a altura de o ler "Embora - Sete anos entre o Norte e o Sul", é um livro interessante, escrito por Débora Miranda que tem o dom da escrita. Gostei de conhecer momentos e sentimentos que não conhecia mas, em outras alturas, senti que faltava alguma história, devo dizer que isto aconteceu porque eu acompanhei o blogue a partir do qual o livro foi escrito e há partes que não constam do livro assim como foram inseridas nele alguns pensamentos, divagações e sentimentos da autora que o enriqueceram.

Li então um total de 5 livros durante o mês de Abril, sendo que os 3 primeiros foram lidos em ebook, embora tenha o livro físico de Mary Balogh e de Sveva, e os 2 últimos foram lidos no tradicional papel. 

Sem comentários:

Enviar um comentário