domingo, 11 de outubro de 2015

De tanto ouvir falar... #5 - João Pinto Coelho

É o livro de que se fala é é escrito pelo português João Pinto Coelho. Finalista do Prémio Leya 2014, "Perguntem a Sarah Gross" tem dado que falar por se passar em cenários que foram palco do Holocausto, como Birkenau ou Auschwitz, mas, mais do que isso, por ser "uma história crua e que nos dá repetidamente murros no estômago" ao mesmo tempo que nos apresenta "personagens fascinantes e twists/ revelações magistrais aplicadas na hora certa, que nos puxa para o livro". São palavras da Cata do blogue Páginas Encadernadas, que termina por dizer que é "o melhor livro que li este ano. Acabei-o há pouco e já o quero reler."

Esta história parece-me pesada demais e por isso tenho adiado a sua leitura mas reviews como a da Cata deixam-me com mais vontade de me virar para o livro!

Ler as primeiras páginas

Comprar na Wook

Sinopse: Em 1968, Kimberly Parker, uma jovem professora de Literatura, atravessa os Estados Unidos para ir ensinar no colégio mais elitista da Nova Inglaterra, dirigido por uma mulher carismática e misteriosa chamada Sarah Gross. Foge de um segredo terrível e procura em St. Oswald’s a paz possível com a companhia da exuberante Miranda, o encanto e a sensibilidade de Clement e sobretudo a cumplicidade de Sarah. Mas a verdade persegue Kimberly até ali e, no dia em que toma a decisão que a poderia salvar, uma tragédia abala inesperadamente a instituição centenária, abrindo as portas a um passado avassalador.

Nos corredores da universidade ou no apertado gueto de Cracóvia; à sombra dos choupos de Birkenau ou pelas ruas de Auschwitz quando ainda era uma cidade feliz, Kimberly mergulha numa história brutal de dor e sobrevivência para a qual ninguém a preparou.

Rigoroso, imaginativo e profundamente cinematográfico, com diálogos magistrais e personagens inesquecíveis, Perguntem a Sarah Gross é um romance trepidante que nos dá a conhecer a cidade que se tornou o mais famoso campo de extermínio da História. A obra foi finalista do prémio LeYa em 2014.

5 comentários:

  1. Awnnn. Babei agora. Mas sim, Lê lê :D quero saber o que achaste eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há necessidade ;) Só tenho lido notas positivas mas a tua review foi espectacular... como estava a pensar escrever sobre este livro para esta rubrica, aproveitei também as tuas palavras ;)

      Quanto tiver coragem de o ler, dou feedback. Bjs

      Eliminar
    2. Mais baba loool
      Mas olha, ele é gradual. A parte mais cruel está depois de meio. Não sei se ajuda, mas ...quando começar já estás mais que colada ao livro :P

      Eliminar
  2. Epah ando mortinha para ler este livro por todas as críticas fantásticas que tenho lido. Ao mesmo tempo, super receosa por ser demasiado pesado numa fase em que o tempo para ler anda mais escasso. No entanto, acho que não vou resistir mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu tenho adiado por ser pesado mas começa a ser difícil passar-lhe ao lado ;)

      Eliminar