sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Rainha Branca, Philippa Gregory - Opinião

Sinopse: Autora de best-sellers internacionais, Philippa Gregory dá vida a este drama de família através das suas mulheres, começando com a história de Isabel Woodville, a Rainha Branca.
"A Rainha Branca" é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.
Através da sua visão única, Philippa Gregory explora o maior mistério até hoje por resolver, baseando-se numa investigação perfeita e recorrendo ao seu inimitável talento como contadora de histórias.

Opinião: Este livro é o 1º da trilogia "Guerra dos Primos" de Philippa Gregory. No entanto, e tal como indiquei anteriormente, cronologicamente é o que acontece em 2º pelo que foi nessa ordem que o li.

"A Rainha Branca" é o apogeu da trilogia "A Guerra dos Primos" - trilogia que entretanto se tornou saga pois já existe o 4º livro "A Filha do Conspirador" e estão previstos, pelo menos, mais 2 livros.

Ao ler primeiro o livro "A Senhora dos Rios" já conhecia Isabel e foi assim que a história mais me fez sentido. Conheci primeiro a força, a magia e a integridade da mãe para depois conhecer esta filha que Philippa Gregory descreve neste livro não como "ardilosa" mas como uma mulher que luta pelo que é seu e que poderá vir a pagar um preço alto demais por se ter apaixonado.

O texto de Philippa é carregado de tensão, de descobertas, da roda da fortuna que continua a girar, de amor, de intrigas, de tudo o que numa corte se prevê que exista. A família de Isabel, a par do seu amor pelo rei, são os pilares que a mantêm viva e forte num reino em que muitos não a desejam. Um tio com sede de poder é o seu maior inimigo, ele é "o fazedor de reis" e pode não estar satisfeito enquanto não sentar no trono um novo rei que lhe dê mais ouvidos e que avance apenas ao som dos seus desejos.

A força desta mulher mostra que ela é da mesma fibra que a sua mãe. Isso faz com que passe corajamente pelos piores momentos mas faz também com que lhe desejem muito mal. A história acaba de uma forma brutal, com o desaparecimento dos príncipes, algo horrível para uma mãe viver... mas será que desapareceram mesmo?
4,5*

Outros títulos desta saga:
"A Senhora dos Rios" (Saga Guerra dos Primos Livro 3 (mas acontece como se fosse o 1))
"A Rainha Vermelha"  (Saga Guerra dos Primos Livro 2)

Sem comentários:

Enviar um comentário