quarta-feira, 26 de março de 2014

O Grande Amor da Minha Vida, Paullina Simons - Opinião

Sinopse: Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado.

Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida. O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia. O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor. Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atração é imediata. Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentado pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afetos. E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana. Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam. Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno.

Opinião: Este livro é o primeiro da trilogia Tatiana & Alexander de Paullina Simons. É um livro intenso, cheio de crueldade, miséria e fome mas, ao mesmo tempo, transbordante de paixão, de amor e da importância da família. É um livro que não apetece deixar, queremos ir atrás de Tatiana e Alexander e saber o que foi feito deles, até porque a história pára numa noite fatídica em que Alexander teve de tomar uma decisão difícil... para que Tatiana possa sobreviver. 

Tatiana é uma rapariga forjada nos valores familiares, no respeito aos pais, no amor pela irmã e na impossibilidade de ver a sua vida caminhar por cima dos destroços familiares. Mas na Rússia invadida pelo regime de Hitler tudo é possível e Tatiana terá que ser mais forte do que nunca para conseguir sobreviver ao regime. Conhecemos uma Rússia onde o frio se entranha e mata mais do que se julgava possível...

Este livro mostra um lado para onde poucos querem olhar, o lado de um país a ser invadido por outro, o lado das famílias a morrer à fome com o que as senhas de racionamento autorizavam que trouxessem para casa, uma casa de paredes despidas, aquecida apenas com os corações de quem nela habita.

Alexander é oficial e, por isso, tem direito a uma maior quantidade de alimentos do que Tatiana e a sua família. E é com o que ele traz que a família vai conseguir não morrer à fome. Mas, aos poucos, a família de Tatiana começa a desaparecer até restar apenas a sua irmã. E Tatiana não vai conseguir passar por cima dela para conseguir o que o coração clama que alcance. Quando perde o último laço familiar, Tatiana vai ter de lidar com o mundo sozinha, já há muito que estava longe de Alexander, ele fazia parte de um passado distante, um passado em que existiam gelados, amor e felicidade...

O incrível acontece: Alexander encontra-a e vão viver os dias mais felizes das suas vidas mas a História, também ela, deu demasiado destaque a pessoas egoístas, o regime nazi enalteceu-as e deu-lhes autorização para fazer o que quisessem. Será uma pessoa dessas, incendiada com o que Alexander consegue alcançar e ele próprio não consegue, que vai atirar a felicidade deles pela janela de uma ambulância...

A Tatiana que deixa Alexander não é a Tatiana do início do livro mas a sua força sempre esteve lá e é agora muito maior... terá também de ser o suficiente para mantê-la viva.

Este foi daqueles livros que me deixaram muito chateada de não ter o livro seguinte à mão. É um livro enorme mas que se lê bem, que se devora porque não se consegue largar. O 2º livro desta trilogia de Paullina Simons será lançado no próximo dia 1 de Abril. A não perder!
5*

Sem comentários:

Enviar um comentário