segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Poço das Sombras, Juliet Marillier - Opinião

Sinopse: Em missão secreta na Irlanda por ordem do Rei Bridei de Fortriu, Faolan tem também de dar a notícia da morte de um bravo guerreiro. Porém, o principal assassino e espião de Bridei tem de enfrentar os demónios do passado sombrio da sua família, com resultados inesperados.

Quando segue o rasto de um poderoso clérigo cristão que pode ser uma ameaça para a estabilidade do reino pagão de Bridei, Faolan torna-se responsável por uma criança, um cão e Eile, uma jovem perturbada e desconfiada.
Para Eile, a viagem a Fortriu é uma confrontação. Acostumada a uma vida de privações, a jovem vê-se perante um mundo estranho, cheio de lições novas, onde o principal desafio é aprender a confiar nas pessoas.

Na corte de Bridei, em Monte Branco, notícias perturbadoras vindas do reino vizinho de Circinn, levam o Rei a convocar a conselho os seus chefes-de-guerra. Após o desaparecimento do principal conselheiro de Bridei e a morte trágica de uma jovem criada, a ameaça provocada pela influência cada vez Maior da Cristandade parece ser o menor dos perigos...

Opinião: "O Poço das Sombras (As Crónicas de Bridei - Livro III)" de Juliet Marillier é o encerrar (pelo menos para já) desta saga uma vez que os livros não tiveram as vendas esperadas e, por motivos de contratualização, a escritora teve de avançar para outras aventuras em vez de continuar a mostrar-nos o caminho de Bridei.

Ao contrário do livro anterior, e tal como o primeiro livro tinha sido, este livro tem um arco de acontecimentos que encerram no final do mesmo. Não ficamos chateados porque nos falta um final, não ficamos desesperados como quando cancelam uma série e não há um final digno... Este livro é um final bastante bom desta colecção, encerra a história nele contado mas deixa ainda a porta aberta para outra aventuras, nomeadamente as ligadas ao crescimento de Derelei, ao avançar de Bridei para o reino de Circinn bem como ao despontar de histórias de outras personagens secundárias...

Neste livro, a escrita de Juliet leva-nos a viajar com Faolan até à casa da sua família, a vida que ele tentou esquecer... e até à sua irmã que ele julgava morta. Esta história vai trazer alegria e perdão ao coração de Faolan mas encerra também muita tristeza.

A entrada da religião cristã nas terras que adoravam os deuses antigos é outro dos temas deste livro, o momento em que Bridei terá de tomar uma grande decisão... com a morte de Drust, o javali, o rei de Circinn, Bridei terá de decidir se se candidata ao lugar e consegue, finalmente, a união dos dois reinos (o que ele sempre quis) ou se, por outro lado, dá algum tempo de descanso e paz à sua gente e espera por uma outra oportunidade. Com a sua escolha, Bridei irá virar contra si o seu maior chefe de guerra e poderá ter de travar uma batalha ainda maior do que aquela em que escolheu não participar.

Juliet dá-nos ainda a conhecer a jovem Eile, com um passado de sofrimento e privações mas cheia de força e com um coração puro. Ela só quer proteger a sua filha e ter uma vida calma, trazendo o bem a todos os que a rodeiam. Como celta que é, algumas pessoas tentam aproveitar-se dela e da filha para cercar Bridei e deixá-lo desamparado ou para "restabelecer a ordem certa das coisas". Aqui vemos crescer uma personagem maléfica, a irmã de Ana, o que muito entristeceu a antiga refém de Bridei.

Faolan é o protagonista deste livro e se Juliet não tinha conseguido, na minha opinião, criar este personagem com força suficiente no livro anterior, neste livro foi exímia a fazê-lo... desde a visita à sua família, ao percalço junto de chefe de guerra de Circinn, a tudo o que passou para proteger Eile e honrar o seu pai e amigo (Geord) até ao desabrochar de um coração há muito fechado e ferido... ao amor e ao respeito pela dor do outro... No final da história o cargo de Faolan passará a ser outro e não está relacionado com música... ele não voltará a ser bardo.

Uma história forte, cheia de personagens de qualidade e que dão ainda mais força à história, um Broichan levado ao limite das suas capacidades, um pequeno Derelei que escapa para o mundo ainda que tenha apenas 2 anos e uma Tuala que supera todos os medos para proteger a sua família é o que este livro nos traz, uma forma excelente de terminar as "Crónicas de Bridei", se não pudermos segui-lo mais, teremos, pelo menos, acompanhado um período muito importante da sua vida.

P.S. - Péssimo o descuido da revisão ao apresentar o local onde Bridei instalou a sua corte ora como "Monte Branco", ora como "Colina Branca".
4*
Outros títulos desta saga:
"O Espelho Negro" (As Crónicas de Bridei - Livro I)
"A Espada de Fortriu" (As Crónicas de Bridei - Livro II)

Sem comentários:

Enviar um comentário