Opinião: "Shadowfell" é o 1º livro da trilogia com o mesmo nome. Juliet Marillier volta a encantar com mais uma saga mágica, cheia de ternura, garra, força interior, pessoas pessoas intrinsecamente boas e pessoas sedentas de poder que não têm quem as pare...
O mundo de Shadowfell é um mundo mágico, com a força da terra e dos seres que nela habitam. Neryn e Flint terão de fazer uma caminhada rumo à única coisa que ainda pode salvar o reino... mas, mesmo que o consigam, demorarão semanas, senão anos, e terão ambos de passar por duras provas.
A 1ª parte da trilogia dá-nos a conhecer uma Neryn em dificuldades, com um pai que nem sempre foi o melhor para ela. É uma jovem que, desde cedo, teve de aprender a defender-se para sobreviver, não só a defender-se a ela mas também a defender o próprio pai. O dia em que ele aposta a filha ao jogo vai ser um dia muito duro para Neryn mas marcará também a viragem na vida desta rapariga que é muito mais do que parece.
Flint surge a Neryn, ajudando-a e salvando-a da morte... ou será que isso foi apenas para enganá-la e levá-la direitinha aos crués reis de Alban? Estes tiranos pretendem acabar de vez com quem quer que possa saber ou fazer algo para o seu reinado terminar e a sombra de Alban desaparecer de vez.
Neryn descobre o sonho chamado "Shadowfell", um lugar de refúgio e onde se erguem os rebeldes que planeiam destruir o jugo de Keldec. É para lá que ela se dirige, encontrando ao longo do caminho muitas provações e ajudantes que se tornam amigos ou inimigos vestidos de ajudantes. No entanto, Neryn descobre que conseguir chegar a "Shadowfell" é apenas o 1º passo para o papel que se espera que ela desempenhe, Enquanto isso, do lado dos Boa Gente também se desencadeiam pequenas guerras entre os apoiantes de Neryn e aqueles que não acreditam nela, o que não é surpreendente uma vez que foram humanos que atiraram estes seres para as profundezas sob pena de exterminá-los se os encontrarem.
Adorei Neryn, Flint, os ajudantes de Neryn e perceber todo o terror que se vive numa terra em que o vizinho nos pode denunciar e em que podemos ser executados apenas pelos dons que temos. Para sobreviver, só alguém com a garra e coragem de Neryn... e o mundo precisa que ela sobreviva.
Uma leitura fantástica, um feliz regresso ao mundo de Juliet Marillier e aos Boa Gente, um livro que aconselho a todos os que gostam da autora e da magia dos mundos que ela cria.
4,5*
Sem comentários:
Enviar um comentário